Um baseado para dormir 

O médico Dráuzio Varella explica como a cannabis é capaz de regular o sono

Publicada em 03/10/2023

capa

Por Drauzio Varella via UOL 

Muita gente diz que fuma maconha só para pegar no sono. Contam que sem ela passam horas em luta com o travesseiro. Outros têm queixas opostas: quando fumam demoram para dormir e acordam mais vezes no meio da madrugada. 

Pesquisas recentes têm apresentado resultados conflitantes sobre os efeitos dos canabinoides em parâmetros do sono, como duração, arquitetura e qualidade. O problema é que a regulação natural dos ciclos sono-vigília e a fisiologia dos endocanabinoides humanos envolvem mecanismos de alta complexidade ainda mal conhecidos. 

Para complicar, a falta e a insuficiência de sono na população urbana se tornaram uma preocupação para a saúde pública. Os especialistas recomendam que as noites de sono durem de 7 a 9 horas, objetivos que a maioria tem dificuldade para atingir. Noites mal dormidas estão associadas à morbidade e à mortalidade por acidentes com veículos e máquinas, além de comorbidades cardiovasculares, transtornos psiquiátricos, dores crônicas e ganho de peso, entre outros problemas. 

Continue lendo...