Composto de Cannabis pode tratar sintomas graves de coronavírus
Verificou-se que o THC pode ser eficaz - quando administrado no momento certo - para aliviar os efeitos da SDRA
Publicada em 06/10/2020
Pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, descobriram que o delta-9 tetraidrocanabinol (THC) - o composto mais proeminente e psicoativo produzido pela planta annabis - pode aliviar um sintoma sério do coronavírus. A síndrome da angústia respiratória aguda (SDRA) é uma doença que afeta os pulmões e outros órgãos. Foi observado que ele se desenvolve em uma proporção significativa de pacientes com Covid-19.
O experimento avaliou camundongos que receberam uma toxina conhecida por causar SDRA, seguido do tratamento com uma preparação experimental, incluindo THC. Este estudo teve como objetivo entender se alguma das preparações poderia bloquear a resposta imune que leva ao desenvolvimento da doença.
>>> Entenda como a Cannabis medicinal pode auxiliar no combate ao COVID-19
Verificou-se que o THC pode ser eficaz - quando administrado no momento certo - para aliviar os efeitos da SDRA. Os pesquisadores descobriram que todos os ratos que não receberam tratamento após a administração da toxina, morreram. Em comparação, todos os camundongos que foram tratados com a preparação de THC se recuperaram de ARDS.
A ARDS é uma doença causada por uma forte resposta imunológica associada ao Coronavírus. Uma proporção significativa de pacientes com Covid-19 desenvolve SDRA, muitas vezes levando a problemas graves de saúde.
>>> Novos estudos mostram que a Cannabis é eficaz no tratamento dos sintomas da COVID-19
Um coautor do estudo, Prakash Nagarkatti, explicou em uma entrevista ao The State que a SDRA pode se desenvolver quando o sistema imunológico “enlouquece e começa a destruir seus pulmões e todos os outros órgãos”, disse.
Acredita-se que o THC possa ser eficaz devido ao seu potencial como imunossupressor. Essa característica do canabinóide pode significar que ele pode prevenir ataques do sistema imunológico aos pulmões e outros órgãos. No entanto, os autores deste estudo salientam que não recomendam o consumo de cannabis como tratamento para o coronavírus e seus sintomas.
“Eu só quero ter certeza de que nossa pesquisa não seja interpretada como ‘maconha é boa para Covid-19’. Se você usar o THC logo no início, pode piorar o efeito porque suprime o sistema imunológico”, afirmou.
No entanto, esta não é a primeira vez que a cannabis e seus compostos foram envolvidos no tratamento do coronavírus e seus sintomas.
No início deste ano, pesquisadores da Universidade de Lethbridge, Calgary (Canadá) descobriram que algumas cepas da planta cannabis podem ter o potencial de reduzir o número de receptores de vírus no corpo. Além disso, um estudo em Israel descobriu que uma formulação única de terpenos encontrados em plantas de cannabis pode ter potencial como um tratamento para infecções virais - incluindo o coronavírus.
>>> Terpenos de Cannabis apresentam resultados promissores para tratar COVID-19
No entanto, os resultados desses estudos representam as primeiras pesquisas nessa área. Para ser considerado como uma opção de tratamento para o Coronavírus ou qualquer um de seus sintomas, muito mais pesquisas são necessárias.
Fonte: Canex