Iniciando uma jornada de tratamento com cannabis medicinal 

Guia passo a passo: explorando os recursos terapêuticos da planta

Publicada em 19/10/2023

capa
Compartilhe:

À medida que o uso medicinal da cannabis ganha destaque, sua potencialidade terapêutica para uma ampla gama de condições, desde dores crônicas até doenças degenerativas, torna-se cada vez mais evidente.  

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o interesse pela importação desses produtos está em ascensão, apresentando um crescimento de mais de 200% nas vendas destes produtos em 2023. No entanto, para aqueles que desejam iniciar um tratamento com cannabis, como proceder? 

O passo inicial: consulta médica 

A primeira etapa é buscar um médico que seja autorizado a prescrever cannabis medicinal. Este profissional conduzirá uma avaliação abrangente, apresentando ao paciente todas as opções de tratamento disponíveis. Durante a consulta, fatores como estilo de vida, histórico médico, medicações anteriores e atuais serão cuidadosamente consideradas.  

Para médica Mariana Gonçalves, da clínica Gravital, especializada em tratamentos com cannabis: “é importância ter um plano terapêutico personalizado, adaptado às necessidades específicas de cada paciente. Além disso, esse é o momento propício para o médico explicar o funcionamento da cannabis medicinal e seu impacto no sistema endocanabinoide”, diz a profissional que conclui:  

“Os canabinoides presentes na planta têm a capacidade de ativar esse sistema, oferecendo tratamentos eficazes para uma variedade de condições, com base em pesquisas científicas em constante evolução”. 

Encontre seu médico prescritor aqui 

Elaboração do plano terapêutico e aquisição da medicação 

Após a elaboração do plano terapêutico, o médico prescreverá uma receita personalizada, indicando a composição da medicação, via de administração e dosagem adequada. O próximo passo envolve a decisão de como adquirir o medicamento. 

Opções para obtenção da medicação 

Existem diversos produtos à base de cannabis disponíveis no mercado, com diferentes concentrações e quantidades, variando de acordo com a prescrição. Três opções principais estão à disposição:  

> Farmácias;  

> Associações ou; 

> Importação.  

Saiba mais sobre como adquirir o produto à base de cannabis aqui 

Iniciando o tratamento 

Ao receber o medicamento, o paciente estará pronto para iniciar o plano de tratamento prescrito pelo médico. É fundamental que o paciente registre suas impressões semanalmente durante o tratamento e agende consultas de acompanhamento para eventuais ajustes após um mês de uso.  

Os benefícios dos tratamentos com cannabis medicinal são cada vez mais conhecidos pela população brasileira, abrindo portas para um aumento da qualidade de vida e a diminuição dos sintomas em diversas condições.