Massachusetts incluirá educação sobre o risco de dirigir sob o efeito de cannabis

O estado será o primeiro de uso recreativo da cannabis a orientar novos motoristas sobre como a maconha pode afetar o cérebro e prejudicar a condução do veículo

Publicada em 19/12/2022

capa
Compartilhe:

Por Leandro Maia

Massachusetts será o primeiro estado em que o uso recreativo de cannabis é legalizado, nos Estados Unidos, a incluir uma política de educação de trânsito que alerta sobre os riscos de dirigir sob os efeitos de maconha. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (19), pelo Registro de Veículos Automotores de Massachusetts (RMV), em parceria com membros da Comissão de Controle de Cannabis de Massachusetts.

A partir de janeiro de 2023, os candidatos a carteira de habilitação terão acesso a um vídeo educacional informativo e didático de 25 minutos com explicações sobre como THC (tetrahidrocanabinol), o canabinoide mais conhecido da planta, pode afetar a cognição, a visão, o tempo de reação e a percepção de tempo e distância do motorista.  O vídeo também orientará sobre o risco de ser passageiro de um veículo no qual o motorista pode estar sob o efeito de maconha.

Desde que a cannabis foi legalizada em Massachusetts, será a primeira vez que os estudantes de educação para motoristas serão orientados sobre o uso da maconha. A estimativa é de que aproximadamente 50 mil pessoas sejam ensinadas por ano. 

“Os jovens motoristas de hoje em Massachusetts são a primeira geração a se sentar ao volante desde que a maconha se tornou legal no estado. Considerando isso, é extremamente importante que eles também entendam como o THC pode afetar o corpo, incluindo os riscos associados à condução sob efeito de maconha”, disse a comissária da Comissão de Controle de Cannabis, Kimberly Roy.

De acordo com uma pesquisa da AAA Northeast (Organização Automobilística Americana), os acidentes de trânsito envolvendo motoristas que dirigem sob o efeito da cannabis podem aumentar. 

Com a iniciativa para o trânsito mais seguro, que será aplicada em, aproximadamente, 460 locais de autoescola do estado, a expectativa do governador Charlie Baker é reduzir os acidentes e garantir o bem-estar dos adolescentes que estão aprendendo a dirigir. 

Para Baker, a nova instrução sobre cannabis ajudará os novos motoristas a tomarem decisões corretas, além de fazer com que Massachusetts seja pioneiro na inclusão desse tipo de educação de motoristas. 

A educação dos motoristas de Massachusetts é gerenciada pelo RMV e exige que todos os motoristas iniciantes com menos de 18 anos concluam 30 horas de instrução em sala de aula, 12 horas de instrução real ao volante e 6 horas de observação enquanto outro aluno está estudando atrás do volante, antes que eles possam receber uma licença completa.

Fonte: mass.gov