No dia mundial do dentista, saiba como a terapia canabinóide pode ajudar contra doenças bucais

Ansiedade pré-atendimento, tratamento de dor orofacial, bruxismo, mucosites e melhora da cicatrização tecidual em cirurgias são algumas das patologias que podem ser tratadas com os compostos da cannabis

Publicada em 03/10/2022

capa
Compartilhe:

Por João R. Negromonte

Há algum tempo, os dentistas vêm prescrevendo os compostos da cannabis para tratar algumas patologias. Estudos e casos clínicos práticos também têm sua parcela de contribuição, todos os dias novos pacientes procuram os dentistas para entender mais sobre essa terapia em busca de “soluções” eficazes que contribuam para o tratamento de seus transtornos.

 >>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

As indicações são as mais variadas. Graças às propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, ansiolítico e anti-bacteriana, os compostos da cannabis ganham notoriedade no tratamento de doenças como:

  • - Ansiedade pré-atendimento;

  • - Tratamento de dor orofacial;

  • - Tratamento de Bruxismo; 

  • - Tratamento de mucosites; 

  • - Melhora da cicatrização tecidual em cirurgias;

  • - Tratamentos periodontais.

“Existem cremes dentais e enxaguatórios a base de canabidiol também, excelentes para tratamentos complementares”, diz Patrícia Forlin, cirurgiã-dentista que prescreve cannabis.

Patrícia Forlin, cirurgiã-dentista (imagem: Arquivo pessoal)

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Um diferencial que tem chamado a atenção é como a terapia canabinoide faz com que cada paciente seja único, isto é, a medicina integrativa, por exemplo, propõe a manutenção da saúde com foco na pessoa em sua totalidade, abrangendo não só os aspectos físicos, mas também psicológicos e sociais. Trata-se de uma atuação conjunta entre médico, paciente e outros profissionais de saúde.

“Cada paciente é único e o seu sistema endocanabinoide também, não existe protocolo no tratamento. A exposição a fatores estressantes, tanto no nível físico, químico, quanto emocional podem causar  deficiência no sistema endocanabinoide e por isso é tão importante um tratamento personalizado”, destaca a especialista.

Dados mostram que o número de doentes crônicos no Brasil é bem alto, mais de 50% da população sofre com algum tipo de doença ou dor. A grande maioria, busca o tratamento convencional e, quando não encontra os resultados pretendidos, procuram outras alternativas. Tal dado confirma a necessidade dos pacientes terem mais opções e a medicina canabinoide se mostra como uma alternativa. 

Patrícia destaca também que o trabalho de conscientização dos pacientes é muito importante,  “para que eles conheçam essa opção terapêutica e busquem profissionais que estejam preparados para o acompanhamento”.

Segundo a dentista, a avaliação completa leva em consideração as queixas do paciente que, por meio de seu histórico, hábitos, condição clínica e estilo de vida, ajusta de forma assertiva a modulação do sistema endocanabinoide. 

“Em alguns casos mais crônicos, pode ser necessário fazer protocolos de desintoxicação e suplementação de vitaminas e minerais”, revela Patrícia. 

Desse modo, ao procurar um profissional dentista para tratar algumas das disfunções citadas anteriormente, sempre pergunte se há essa alternativa de tratamento que, aliada aos métodos convencionais, pode apresentar bons resultados.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal  

Veja também

https://www.sechat.com.br/sociedade-brasileira-de-odontologia-canabinoide-sbocan-e-primeira-no-mundo/
https://www.sechat.com.br/doenca/odontologia/