Incluir a endocanabinologia na matriz curricular universitária é urgente
Congresso CBCann 2024 traz grandes nomes do setor para debater este e outros assuntos que tangem a formação de futuros profissionais de saúde
Publicada em 16/08/2024
O sistema endocanabinoide é um sistema de comunicação entre o cérebro e os processos do corpo, que ajuda a manter a homeostase | Imagem: VecTeezy
A endocanabinologia, estudo do sistema endocanabinoide (SEC), vem ganhando destaque no campo da medicina devido à sua importância na regulação homeostática do corpo humano. Apesar de sua descoberta nos anos 1990, essa área de conhecimento ainda não foi integrada de forma abrangente na grade curricular das universidades. A inclusão desse tema nos cursos de graduação é urgente e essencial para a formação de profissionais de saúde mais preparados para lidar com as complexidades do corpo humano.
Esse assunto será um dos principais tópicos abordados no Congresso Médico Brasileiro de Endocanabinologia (CBCann) 2024, que ocorrerá no dia 14 de setembro no WTC Events Center em São Paulo. O evento contará com a participação de especialistas renomados, como a médica Ana Houni, que enfatiza a necessidade de inserir o estudo do SEC na formação dos futuros médicos.
"O SEC vem sendo descrito há muito tempo, mas ainda não faz parte da grade curricular das universidades. Ele é um sistema de regulação homeostática do corpo, influenciando todos os outros sistemas: cardíaco, endócrino, neurológico etc. Por isso, é uma matéria fundamental a ser dada a todo futuro médico. Não faz sentido que após 30 anos de sua descoberta e com a possibilidade de sua modulação por fitocanabinoides, a matéria não esteja sendo ensinada nas faculdades", afirma Houni.
O CBCann 2024 oferecerá uma oportunidade única de aprendizado, incluindo uma aula com a Dra. Allyn Howlett, responsável pela descoberta do receptor CB1, um dos componentes fundamentais do SEC. A participação no evento permitirá aos futuros profissionais de saúde um primeiro contato com essa fascinante área do conhecimento, essencial para uma prática médica mais integrada e eficiente.
A inclusão da endocanabinologia nas matrizes curriculares não só ampliaria a formação dos médicos, mas também contribuiria para avanços na medicina preventiva e terapêutica, beneficiando a sociedade como um todo.
Saiba mais sobre o CBCann aqui: