Cannabis legalizada: uma análise dos impactos no trânsito dos EUA

Segundo relatório, a regulamentação do uso adulto da planta em alguns estados norte-americanos não aumentou os acidentes de carro fatais

Publicada em 07/06/2024

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Uma análise estatística realizada em 2023 pela Quartz Advisors revelou resultados surpreendentes, a legalização da cannabis recreativa em alguns estados dos EUA não resultou em um aumento das taxas de mortalidade no trânsito. Pelo contrário, em alguns lugares, os números diminuíram. Esta descoberta desafia diretamente a narrativa previamente estabelecida sobre os perigos potenciais associados à legalização da maconha.

Ao se concentrar em quatro estados que adotaram leis sobre o uso adulto da cannabis em 2016 - Califórnia, Maine, Massachusetts e Nevada - os pesquisadores compararam as taxas de mortalidade no trânsito nesses estados com a média nacional, bem como com cinco estados onde a cannabis permaneceu ilegal após 2016: Idaho, Indiana, Kansas, Nebraska e Wyoming.

Os resultados foram claros, nos três anos seguintes à legalização, as mortes no trânsito não aumentaram nos estados que legalizaram a cannabis. Esta descoberta desafia diretamente a crença comum de que tal regulamentação levará inevitavelmente a um aumento dos perigos nas estradas.

Uma preocupação levantada por opositores da legalização é a potencial correlação entre o aumento do consumo de cannabis e um aumento correspondente nos acidentes fatais. Embora seja verdade que a cannabis pode afetar ligeiramente a capacidade de condução, especialmente entre aqueles que não são consumidores regulares da substância, a análise do Quartz Advisors não encontrou uma ligação conclusiva entre a legalização da cannabis e o aumento dos acidentes fatais.

Ao contrário das expectativas, a legalização da cannabis não parece ter contribuído para um aumento significativo nos acidentes de carro fatais nos estados examinados. Esta análise estatística desafia diretamente as suposições anteriores e destaca a importância de se basear em dados concretos ao considerar políticas de legalização da cannabis e seus potenciais impactos na segurança viária.