Regulamentações específicas e evidências científicas emergentes respaldam dentistas na hora de prescrever cannabis
Explore os fundamentos científicos e as práticas clínicas que respaldam o uso da cannabis no tratamento odontológico
Publicada em 24/02/2025

Imagem: Canva Pro
Com respaldo em regulamentações específicas e evidências científicas emergentes, dentistas já prescrevem produtos à base de cannabis para tratar determinadas patologias.
Essa possibilidade, existe devido as propriedades terapêuticas da planta, como ação anti-inflamatória, analgésica, ansiolítica e anticonvulsivante. Entre as patologias que apresentam respostas detalhadas ao uso da cannabis medicinal, destacam-se:
Dor Orofacial: Uma revisão sistemática publicada no JAMA em 2015 analisou os efeitos dos canabinoides no manejo da dor crônica e apontou benefícios que podem ser extrapolados para a dor orofacial, frequentemente observados em pacientes com disfunção temporomandibular.
Bruxismo e Disfunção Temporomandibular (DTM): Pesquisas recentes indicam que os efeitos relaxantes e moduladores da dor dos canabinóides podem ajudar a reduzir os episódios de bruxismo e melhorar a função articular em casos de DTM.
Estudos clínicos iniciais mostram uma redução dos sintomas entre 35% e 45% em grupos tratados em comparação com métodos tradicionais.
Periodontite: uma pesquisa recente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) revelou que o canabidiol (CBD), um composto bioativo da cannabis, apresenta potencial terapêutico para o tratamento da periodontite, combatendo as bactérias responsáveis pela condição
Além disso, a utilização da cannabis como ansiolítica e para o manejo do pós-operatório tem sido apontada por especialistas, contribuindo para uma abordagem mais completa e humanizada no tratamento odontológico.
Capacitação e desenvolvimento profissional
A 4º edição do Congresso Brasileiro de Cannabis Medicinal é crucial para os profissionais atualizarem conhecimentos e discutir evidências científicas. Ocorrendo entre os dias 22 a 24 de maio de 2025, na Expo Center Norte, São Paulo - SP, o último dia de evento terá um módulo exclusivo para dentistas.
Confira abaixo as aulas e os palestrantes já confirmados no Módulo Odonto Cannabis:
- Sessão plenária: Dr. Cláudio Myiaki presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr Rogério Kayralla presidente Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dr. Wilson Chediek presidente Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), advogados Dra. Marcela Sanches, Dr. Caio Aydar e Dr. Emílio. Moderador Cynthia De Carlo
- Papel do Cirurgião-Dentista na pesquisa, desenvolvimento de produtos e novas aplicações terapêuticas dos canabinoides, muito além da Dor. Dos polimorfismos à medicina de precisão. Professor: Alethéia Pablos.
- Impacto da Modulação do Sistema Endocanabinoide, do atleta amador ao atleta de alta performance: sono, ansiedade e melhora no rendimento. Professor: Cynthia De Carlo.
- Doenças do Periodonto Professor: Lucine Cristina de Figueiredo
- Bruxismo em pesquisa clínica no Brasil. Professor: Mabel de Freitas Lopes
Além destas aulas a aula terá a analise de três casos clínicos, mostrando na pratica o impacto do uso terapêutico da cannabis nos pacientes e muito mais. Clique aqui e garante seu ingresso.
Perspectivas futuras
O cenário regulatório aponta para uma expansão do acesso a produtos à base de cannabis também para as farmácias e drogarias brasileiras, o que deverá ocorrer com a revisão da RDC nº 327/2019. Essa mudança, aliada ao crescente volume de evidências científicas, tende a ampliar as restrições e o acesso da terapia canabinoide na odontologia.
A capacitação permite que os dentistas façam uma avaliação criteriosa e personalizem o tratamento, garantindo a segurança e a eficácia da terapia. A troca de experiências e a apresentação de dados de pesquisas nacionais e colaboram para a consolidação do uso da cannabis medicinal como uma ferramenta terapêutica inovadora.