Goiânia caminha para criação de centro de tratamento com cannabis medicinal

CCJ autoriza novo centro de saúde com foco em tratamentos à base de cannabis, unindo pesquisa científica e atendimento multiprofissional

Publicada em 30/05/2025

Goiânia caminha para criação de centro de tratamento com cannabis medicinal

Vereador Lucas Kitão, proponente da CMTCM. Imagem: Millena Cristina

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia aprovou o projeto que autoriza a criação do Centro Municipal de Tratamento com Cannabis Medicinal (CMTCM). A proposta, de autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil), tem como objetivo oferecer atendimento multidisciplinar e promover pesquisas clínicas voltadas ao uso terapêutico da cannabis.

Segundo o projeto, o CMTCM será voltado ao atendimento de pacientes com doenças crônicas ou outras condições de saúde que se beneficiem do uso de cannabis medicinal, desde que haja prescrição médica e acompanhamento especializado.

O centro contará com parcerias institucionais para a realização de estudos clínicos e, em sua fase inicial, dará prioridade a pacientes cadastrados no CadÚnico, programa federal voltado à população em situação de vulnerabilidade social.

"Essa unidade não será apenas um ponto de distribuição de medicamentos. Nosso objetivo é oferecer um cuidado integral ao paciente, com suporte psicológico, nutricional, psiquiátrico, se necessário, além de fisioterapia e acompanhamento em educação física", comenta Kitão. 

O vereador também destaca a importância de o Centro atender a todas as normas e portarias da Anvisa e do Ministério da Saúde, “para que funcione como uma unidade de saúde municipal dentro do SUS, apta inclusive a receber repasses da União, do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual, garantindo um atendimento transversal e completo aos pacientes.”

Além do atendimento direto ao paciente, o Centro também terá papel importante na capacitação de profissionais de saúde, como médicos, nutricionistas e psicólogos, para a prescrição e o acompanhamento de tratamentos com canabidiol (CBD) e outros derivados da cannabis.

"Este Centro nasceu a partir de um projeto de mestrado, no qual foi desenvolvido um modelo bastante enxuto. Além de atender a uma demanda concreta por esse tipo de espaço, também se identificou a possibilidade de gerar ganhos farmacoeconômicos."
 

Com informações da Câmara de Goiânia