Legalização da cannabis não aumenta o uso entre jovens e leva a queda de 35% no consumo adolescente, aponta relatório
Estudo do Marijuana Policy Project revela que, em 19 dos 21 estados com legalização da cannabis para uso adulto, o consumo entre adolescentes
Publicada em 10/01/2025
Imagem: Canva Pro
O uso de cannabis por jovens diminuiu em 19 dos 21 estados que legalizaram a planta para uso adulto, com o consumo por adolescentes caindo em média 35% nos primeiros estados a legalizar há uma década, de acordo com dados governamentais elaborados por um importante grupo de defesa.
O relatório do Marijuana Policy Project (MPP) analisou vários estudos sobre como as leis estaduais de cannabis influenciam as tendências de uso entre os jovens, incluindo pesquisas lideradas por agências federais. O grupo concluiu que os dados são claros. “A legalização não aumenta o uso de cannabis entre os jovens”, afirmou Karen O'Keefe, diretora de políticas estaduais do MPP, rejeitando um argumento comumente utilizado pelos oponentes da reforma. “Na verdade, as evidências indicam o oposto. A transição das vendas de cannabis do mercado ilícito para um sistema regulado, com restrições de idade, resultou em uma redução no uso de cannabis entre os jovens.”
O relatório citou dados de uma série de pesquisas nacionais e estaduais, incluindo a Pesquisa Anual de Monitoramento do Futuro (MTF), reforçada pelo Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas (NIDA). A versão mais recente da MTF, divulgada no mês passado, mostrou que o uso de cannabis entre alunos do 8º, 10º e 12º ano é menor do que antes dos primeiros estados implementarem leis de legalização do uso adulto em 2012. Também foi observada uma redução significativo na percepção dos jovens de que a cannabis é de fácil acesso, mesmo com a expansão do mercado de uso adulto em 2024.
Outra pesquisa recente incluída na análise do MPP, conduzida pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), também indicou um declínio no número de estudantes do ensino médio que relataram o uso de maconha no último mês, em um período de dez anos, à medida que mais estados avançaram na legalização.
No nível estadual, uma pesquisa sobre Jovens Saudáveis de Washington, divulgada em abril, revelou reduções no uso de maconha ao longo da vida e nos últimos 30 dias, com quedas que se mantiveram até 2023. Além disso, a facilidade percebida de acesso à cannabis por estudantes menores de idade também diminuiu após a legalização no estado em 2012.
Em junho, a última Pesquisa Healthy Kids Colorado também apontou que as taxas de uso de cannabis entre jovens no estado caíram levemente em 2023, permanecendo significativamente menores em comparação a antes da legalização para uso adulto em 2012.
O MPP também avaliou dados de outros estados com legalização para uso adulto, incluindo Alasca, Arizona, Califórnia, Connecticut, Illinois, Maine, Maryland, Massachusetts, Michigan, Missouri, Montana, Nevada, Nova Jersey, Nova York, Rhode Island, Vermont e Virgínia.
“No mercado ilegal, ninguém verifica identidades antes de vender maconha”, concluiu o MPP. “Em contraste, as lojas licenciadas têm uma forte conformidade com as restrições de idade, e uma parte dos impostos sobre a cannabis costuma ser destinada à educação e prevenção, como atividades extracurriculares.”
Com informações de Marijuana Moment