Maconha roxa: o que é e quais são seus efeitos?
Publicada em 15/06/2023

Por El Planteo
.
O roxo é a cor da realeza, tornando-o o tom perfeito para variedades clássicas de maconha com as quais qualquer entusiasta da maconha deve estar familiarizado.
.
Embora a maconha roxa não seja tão comum quanto outras cepas pioneiras como Haze, Skunk ou Kush, ela é amada por muitas pessoas que já experimentaram esta variedade da espécie.
.
O que as novas gerações de usuários de maconha podem não saber é que a maconha roxa já teve grande fama tanto em dispensários quanto nas ruas. O local exato de nascimento dessas cepas roxas é desconhecido, mas empresas de sementes como a Purple City Genetics acreditam que elas se originaram em Humboldt, Califórnia, e se tornaram populares na área da baía de São Francisco. Há também quem aponte o produtor Kenneth Morrow, da Trichome Technologies, como seu criador, desde que produziu Purple Kush em 1995.
.
Uma das cepas roxas mais populares, conhecida como Granddaddy Purple, ou PIB para abreviar, foi criada por Ken Estes, uma lenda da cannabis da velha escola. Estes atribui sua famosa variedade PIB aos veterinários do Vietnã, que voltaram do exterior com sementes da Tailândia e do Afeganistão . A maconha roxa provavelmente descende de uma antiga variedade afegã, ou mesmo de uma versão Skunk.
.
O que é maconha roxa?
.
O termo "maconha roxa" é genérico e abrange uma família crescente de cepas que compartilham cor, sabor distinto, aroma ou efeito.
.
Existem algumas teorias sobre por que algumas plantas de cannabis têm uma tonalidade roxa, variando de lavanda a preto-púrpura profundo. No entanto, nem todas as teorias estão corretas. De acordo com o experiente criador de cannabis Todd McCormick, são os flavonóides em certas genéticas que tornam a planta roxa e que “a genética afegã é responsável pelas cores roxas na cannabis de folha larga”.
.
Um dos maiores atrativos da maconha roxa, além da cor, é o sabor. As variedades roxas também costumam ter um sabor "roxo", como um doce de uva que pode até expressar notas florais.
.
Devido à sua genética, as variedades roxas são quase sempre indica (a menos que cruzadas com outras). Eles também são conhecidos pela euforia intensa que geram no corpo, o que os pacientes dizem ser ótimo para dores crônicas sem derrubar totalmente a mente. Mas, apesar desse efeito intenso, a maconha roxa nunca produziu muito THC, com uma média de 15-16%.
.
A que se compara a maconha roxa?
.
As variedades roxas são mais comparáveis às cepas Kush, pois compartilham o intenso efeito relaxante de uma indica pura e suas plantas têm uma aparência semelhante quando florescem. O tipo de sabor único, que provavelmente vem de terpenos como o linalol , é algo que o Sour e o Haze não conseguem alcançar.
.
O principal geneticista do Dark Heart Nursery, Kay Watt, diz que as variedades roxas sempre foram comumente usadas por pacientes tratados com medicamentos, pois têm fortes efeitos de alívio da dor, mas não são tão sedativos quanto Kush ou Skunk podem ser.
.
A única desvantagem da cannabis roxa é que é muito difícil de encontrar, porque as próprias plantas não produzem grandes rendimentos, tornando-a mais cara para crescer.
.
Conclusão
.
O bonito da cannabis é que existe tanta diversidade que cada pessoa pode encontrar uma variedade que se adapte aos seus gostos pessoais. O uso de cannabis roxa é muito popular entre pessoas que sofrem de dores crônicas e náuseas, mas também proporciona uma euforia que não deixa você sonolento ou tonto.
.