Maioria da população dos EUA é favorável à legalização da cannabis, mostra pesquisa

Levantamento realizado com adultos nos Estados Unidos mostra maioria favorável à legalização do uso recreativo da cannabis e amplo reconhecimento de seu uso medicinal

Publicada em 15/01/2026

Maioria da população dos EUA é favorável à legalização da cannabis, mostra pesquisa

Levantamento aponta apoio majoritário à legalização da cannabis nos Estados Unidos | CanvaPro

Uma nova pesquisa da empresa consultora YouGov revela que a maioria dos adultos nos Estados Unidos apoia a legalização da cannabis recreativa, com dados divulgados pelo portal Cañamo e referenciados neste estudo científico e de opinião pública.

A pesquisa foi conduzida pela YouGov em dezembro de 2025 nos Estados Unidos, com amostragem representativa de adultos norte-americanos. Os participantes responderam a perguntas sobre sua opinião em relação à legalização do uso recreativo da cannabis e à legitimidade de seu uso terapêutico.

Apoio à legalização da cannabis recreativa

Dos entrevistados, 54% indicaram que acreditam que o uso recreativo da cannabis “deveria ser legal”, enquanto 27% se opuseram e 19% não estavam certos sobre a questão.

Quando questionados especificamente sobre o uso médico da cannabis, 76% dos participantes consideraram que a planta tem usos médicos legítimos, sendo 43% “definitivamente” favoráveis e 33% “provavelmente” favoráveis.

No mesmo período da pesquisa, uma ordem executiva assinada em 18 de dezembro de 2025 pela Casa Branca orientou a Administração a acelerar a reclas­sificação federal da cannabis da Lista 1 para a Lista 3 da Lei de Substâncias Controladas, com foco em ampliar a investigação científica sobre a planta e seus derivados, sem alterar diretamente a questão da legalização recreativa em nível federal.

Legalização da Cannabis EUA: quadro jurídico estadual

O estudo também destaca que, embora o debate federal esteja em curso, 24 estados norte-americanos e o Distrito de Columbia já aprovaram leis que permitem o uso recreativo da cannabis em âmbito estadual, enquanto a proibição federal permanece em vigor.

Com informações de Cañamo.Net.