Movimentação no mercado de cannabis cresce com avanço da reclassificação nos EUA

Reclassificação federal impulsiona fusões e aquisições no setor de cannabis nos EUA

Publicada em 20/01/2026

Movimentação no mercado de cannabis cresce com avanço da reclassificação nos EUA

Entenda como a reclassificação federal da cannabis nos Estados Unidos impulsionou uma série de fusões e aquisições no setor | CanvaPro

Uma série de operações de fusões e aquisições (M&A) no setor de cannabis foi anunciada logo após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinar uma ordem executiva em 18 de dezembro de 2025 determinando que a maconha federalmente deixasse de ser classificada como substância da Lista I, a categoria de drogas com alto potencial de abuso e sem uso médico aceito, para a categoria Lista III, considerada menos restritiva. 


Segundo o site MJBizDaily, essa sequência de transações pode ser indicativa de um movimento mais amplo no setor, especialmente se o processo de reclassificação for concluído.


Esse conjunto de acordos inclui a aquisição de empresas como a Vireo Growth, que comprou a plataforma de entrega Eaze, a compra da concorrente Grön pela fabricante de comestíveis Wyld, e aquisições de firmas de logística e marcas por outras entidades do mercado canábico. Analistas entrevistados pela publicação disseram que muitos dos negócios já vinham sendo negociados há meses e que a assinatura da ordem executiva funcionou como um catalisador para fechar acordos que estavam em andamento.


Expectativas do mercado e possíveis efeitos da resclassificação


Fontes consultadas no setor apontam que, mesmo com a finalização da reclassificação ainda pendente, um processo que exige etapas administrativas adicionais e não tem cronograma definitivo, a perspectiva de mudança na regulação federal tem estimulado mais interesse de investidores e operadores em posicionar suas empresas para crescimento futuro. 

Alguns especialistas citados responderam que a reclassificação para Lista III pode aumentar o acesso a capital e promover maior clareza regulatória, embora barreiras como acesso limitado a financiamento e incertezas no mercado ainda persistam.


Segundo a reportagem, o setor de cannabis pode ver uma transformação nas dinâmicas de M&A conforme a reclassificação avançar, com negociações que vão além de infraestrutura para incluir modelos de negócios, marcas e propriedade intelectual de forma mais estratégica. 
 

Com informações de MJ Biz Daily.

Movimentação no mercado de cannabis cresce com avanço d...