Novos diretores da Anvisa avançam para sabatina no Senado

Comissão de Assuntos Sociais confirma nomes de Safatle, Cerqueira e Cardoso, em um momento de reformas importantes na agência

Publicada em 13/08/2025

Novos diretores da Anvisa avançam para sabatina no Senado

CAS realiza sabatinas de indicados a cargos de diretores da Anvisa e da ANS. As indicações incluem os diretores-presidentes das duas agências. Mesa: Indicada Daniela Marreco Cerqueira ; presidente da CAS, senador Marcelo Castro (MDB-PI); Indicado, Leandro

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal confirmou, nesta quarta-feira (13), os nomes de Leandro Pinheiro Safatle, Daniela Marreco Cerqueira e Thiago Lopes Cardoso como novos integrantes da diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Agora, os indicados seguem para análise do plenário do Senado.

Leandro Safatle foi aprovado por 19 votos a 1, e outro senador se absteve —mesma votação dada a Thiago Cardoso. Daniela Cerqueira recebeu voto favorável de todos os 20 senadores presentes.

Safatle, que assume como diretor-presidente da Anvisa, afirmou: "É importante que a Anvisa trilhe de forma fundamentada na sua visão integrada de regulação, promoção à saúde, cidadania e desenvolvimento".

Já Cardoso ressaltou a relevância de atuar pela saúde pública, "Significa decidir com firmeza técnica, agir com base na ciência, enfrentar dilemas com coragem e somar escuta qualificada".

Por sua vez, Cerqueira destacou a necessidade de instituições sólidas. "Nosso país precisa de instituições fortes, que atuem de forma ética, transparente e previsível, impulsionando a inovação, industrialização e o acesso a produtos e serviços de qualidade".

A sabatina dos novos diretores ocorre em um momento de pautas estratégicas na Anvisa, incluindo a revisão da RDC 327/2019, que regula produtos à base de cannabis medicinal no Brasil, e da RDC 660/2022, que estabelece regras sobre logística e controle de medicamentos.