OAB de Santa Catarina debate Direito Canábico e políticas de drogas

Iniciativa da Comissão de Acadêmicos da OAB/SC promove reflexão sobre os desafios sociais e legais do Direito Canábico em Santa Catarina

Publicada em 30/07/2025

OAB de Santa Catarina debate Direito Canábico e políticas de drogas

2ª edição do Projeto Saber Jurídico, realizada no dia 23 de julho no Plenário da OAB/SC. Imagem: OAB/SC

A 2ª edição do Projeto Saber Jurídico, realizada no dia 23 de julho no Plenário da OAB/SC, colocou em pauta o tema “Direito Canábico e Política de Drogas”. Promovido pela Comissão de Acadêmicos de Direito da Seccional, o evento reuniu estudantes, jovens profissionais e especialistas em uma conversa técnica, atual e socialmente relevante.

Com edições bimestrais, o projeto vem se consolidando como um espaço contínuo de diálogo entre a academia e a prática da advocacia. Seu principal objetivo é aproximar estudantes, jovens advogados e profissionais experientes, incentivando a formação crítica da nova geração jurídica em Santa Catarina.

A diretora de Educação Jurídica da OAB/SC, Helena Pítsica, representou a instituição no evento e destacou o compromisso com o desenvolvimento da jovem advocacia.

“A OAB/SC tem como missão apoiar e impulsionar o protagonismo da jovem advocacia. Debates como este são essenciais para estimular uma visão crítica e sensível aos desafios sociais que atravessam o Direito”, disse Pítsica, em publicação no portal da OAB Santa Catarina. 

 

O Direito como ferramenta de transformação

 

A presidente da Comissão de Acadêmicos, Yasmin Bairros, reforçou o caráter transformador da iniciativa. “Queremos mostrar que o Direito é dinâmico e que existem muitas formas de atuação. O Saber Jurídico nasceu para provocar esse olhar mais amplo e engajado”.

 

Debates sobre regulação, políticas públicas e direitos humanos

 

A mesa de debate contou com a participação de Raquel Schramm e Ricardo Abraham, presidente e vice-presidente da Comissão de Política de Drogas da OAB/SC. Ambos trouxeram reflexões sobre os desafios regulatórios, os impactos sociais e os avanços legislativos no campo do Direito Canábico.

Schramm enfatizou a importância de incluir o público acadêmico no debate. “Trazer esse tema para os futuros profissionais é essencial para formar uma advocacia mais consciente, atualizada e comprometida com os direitos humanos”.

Já Abraham destacou a seriedade do tema. “Discutir políticas de drogas e Direito Canábico exige responsabilidade e aprofundamento — e esse é o caminho que estamos trilhando com o Saber Jurídico”.

 

Apoio institucional e reconhecimento

 

A diretora da Revista Eletrônica da OAB/SC, Elizete Lanzoni Alves, parabenizou a realização do evento. “Fica aqui os meus cumprimentos pela realização do evento, que realmente seja um sucesso e que marque mais um passo da trajetória acadêmica de vocês”.

O diretor de Apoio Profissional da CAA/SC, André Jannis, também participou do evento e reforçou o suporte institucional. “A CAA/SC acredita e investe em iniciativas que fortalecem o início da trajetória profissional com conteúdo, diálogo e apoio institucional”.

 

Trechos com aspas e demais informações foram extraídos da publicação original no portal da OAB Santa Catarina.