RS instaura Frente Parlamentar pela Sustentabilidade do Cânhamo Industrial
A iniciativa visa posicionar o estado como referência nacional no uso e regulamentação dessa cultura, reconhecida por seu alto potencial econômico, ambiental e social
Publicada em 27/11/2024
Imagem: Canva Pro
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi palco da instalação da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade do Cânhamo Industrial nesta quarta-feira (27). Subscrita pelo deputado estadual Edivilson Brum e mais 18 parlamentares, a iniciativa visa posicionar o estado como referência nacional no uso e regulamentação dessa cultura, reconhecida por seu alto potencial econômico, ambiental e social.
Em 2021, o RS contribuiu com 12,7% do total do Valor Adicionado Bruto da agropecuária brasileira, ultrapassando os R$ 75 milhões, alcançando a segunda posição no ranking nacional, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O deputado Edivilson Brum destacou que o principal objetivo da Frente Parlamentar será garantir a segurança jurídica aos produtores, incentivar pesquisas científicas e atrair investimentos. “O cânhamo industrial representa uma oportunidade estratégica para transformar nossa economia, gerar empregos e fortalecer a agricultura. Esta Frente será um espaço de diálogo e articulação para promover políticas públicas que concretizem esse potencial no Rio Grande do Sul”, afirmou o parlamentar.
Potencial econômico e ambiental do cânhamo industrial
O cânhamo é uma variedade da cannabis sativa com concentrações de THC inferiores a 0,3%, incapaz de produzir efeitos psicoativos. Com aplicações em setores têxteis, energéticos, farmacêuticos, construção civil e biocombustíveis, a cultura surge como uma alternativa sustentável que pode diversificar a matriz econômica do estado.
Durante sua fala, o deputado citou a recente crise climática vivida no estado. Também, destacou a eficiência do cânhamo no sequestro de carbono e por substituir materiais-primas poluentes, tornando-se um aliado essencial na busca por soluções ecológicas e socialmente responsáveis.