Saiba como potencializar sua presença e fortalecer sua marca no mercado de cannabis

A 4ª edição da Medical Cannabis Fair se firma como o principal evento de negócios e networking profissional na América Latina, conectando profissionais da saúde e marcas líderes globais do setor

Publicada em 15/01/2025

capa

Imagem: Arquivo Sechat

A 4ª edição da Medical Cannabis Fair (MCF), o evento B2B e B2P de cannabis medicinal da América Latina, está se aproximando e traz diversas oportunidades para marcas que desejam se destacar no setor. Marcado para os dias 22 a 24 de maio de 2025, no Expo Center Norte, na capital do Estado de São Paulo, o evento oferece um ambiente favorável para negócios e atrai um público altamente qualificado, composto por médicos, veterinários, dentistas, farmacêuticos, gestores hospitalares e empresários interessados nas possibilidades do mercado de cannabis. Em 2024, o setor movimentou R$ 853 milhões e alcançou 672 mil pacientes, cobrindo mais de 80% dos municípios brasileiros, conforme o 3º Anuário da Cannabis Medicinal no Brasil. 

Para as marcas do setor, a MCF 2025 oferece uma oportunidade única de expor produtos, serviços e inovações para um público especializado e influente. Com diversas ativações de merchandising disponíveis, os expositores têm a chance de potencializar sua presença e fortalecer o reconhecimento de suas marcas no evento. "A Medical Cannabis Fair é um espaço que oferece à empresa a oportunidade de aumentar a confiança, ativar a marca no mercado, gerar novos leads e criar oportunidades para novos negócios", diz Fernando Pensado, sócio-diretor da Sechat.  

Público especializado e geração de possibilidades

 

A feira é um espaço estratégico que permite às empresas se conectarem diretamente com seu público-alvo, formado por visitantes altamente segmentado e qualificado. Além de fornecer visibilidade no mercado, o evento cria oportunidades para fortalecer o posicionamento da marca, estabelecer relacionamentos e identificar potenciais clientes e parceiros.

Por ser realizado anualmente, o evento permite que as empresas se preparem com antecedência, desenvolvendo estratégias personalizadas para maximizar os resultados, seja por meio da exposição de produtos e serviços, seja pela participação em palestras, rodadas de negócios ou workshops. Trata-se de um ambiente dinâmico, ideal para contribuir para a presença de mercado, explorar novas possibilidades de negócio e consolidar a imagem da empresa no setor.

Na edição 2024, a Medical Cannabis Fair contou com 4.202 visitantes únicos, sendo 2.398 da área da saúde e 1.804 da área de negócios. Entre eles, 40% buscavam conhecimento sobre o uso medicinal da cannabis, e 29% estavam interessados em novos medicamentos à base da planta.

 

 

Participar da Feira de Cannabis Medicinal é uma oportunidade de aumentar a visibilidade da sua marca em um mercado em plena expansão. Além dos padrões tradicionais, as empresas podem explorar ativações de merchandising, como anúncios no mapa da feira, apresentações abertas ao público, logotipos em painéis de entrada, totens e outros.

O evento também oferece a chance de participar do Talks Sechat, um espaço exclusivo para que as empresas compartilhem sua expertise com o público presente. Além disso, há uma Sala de Negócios dedicada para encontros estratégicos. “É a maior feira da América Latina voltada para o uso medicinal e industrial da cannabis. Estar presente nesse evento significa garantir visibilidade, aumentar a confiança da marca e gerar novos leads e oportunidades de negócios”, destaca Camila Evangelisti, consultora comercial do Sechat.

 

MCF 24.JPG
A edição 2024 da Medical Cannabis Fair reuniu 4.202 visitantes únicos. Foto: Sechat

 

Um panorama geral do mercado no Brasil 

 

Segundo o anuário da Kaya Mind, dos 672 mil pacientes de cannabis medicinal no Brasil em 2024, 315 mil utilizam produtos regulamentados pela RDC 660, 208 mil optam por medicamentos registrados na RDC 327 e 147 mil são atendidos por associações.

Em 2023, a Anvisa emitiu 136.754 autorizações para a importação de produtos à base de cannabis. Até junho de 2024, mais de 75 mil autorizações já foram concedidas. É importante ressaltar que as autorizações são válidas por dois anos; portanto, as concedidas em 2024 não anulam as emitidas pela Anvisa no ano anterior. Desde 2015, a Agência contabiliza um total de 366.953 autorizações para a importação de produtos contendo canabidiol (CBD) e outros compostos derivados da planta, destinados a tratamentos médicos. 

Desde a implementação da RDC 327, o mercado brasileiro de cannabis medicinal tem registrado avanços inovadores. Atualmente, cerca de 25 empresas estão autorizadas a comercializar, aproximadamente, 40 medicamentos em farmácias, enquanto outras 35 aguardam aprovação pela Anvisa. 

O setor também apresenta resultados expressivos. Em 2024, as vendas de produtos à base de cannabis em farmácias superaram R$ 320 milhões. Dados da Close Up revelam a comercialização de 674 mil unidades desses produtos desde a regulamentação, com mais de 288 mil prescrições emitidas.

Conexão com profissionais e fortalecimento da marca

 

Os principais players do mercado estarão presentes na MCF 2025, e a grande expectativa gira em torno das novidades que o evento trará este ano. Na última edição, a feira reuniu representantes de 56 estados e 90 marcas de países da América Latina, América do Norte, Europa e Oriente Médio.

 

Medical Cannabis Fair 2024: descubra as últimas inovações na medicina endocanabinoide
Em 2024. a MCF reuniu representantes de 56 estados e 90 marcas de países da América Latina, América do Norte, Europa e Oriente Médio.

 

A MCF 2025 também abre portas para o relacionamento contínuo com médicos e outros profissionais da saúde que frequentam o evento e confiam em sua qualidade. Entre os visitantes da edição de 2024, 983 eram médicos, 298 dentistas, 173 veterinários e 147 farmacêuticos.

 

A Importância estratégica da MCF no setor

 

Com o mercado de cannabis medicinal em rápido crescimento, eventos como a Feira de Cannabis Medicinal são fundamentais para que as marcas se posicionem como líderes do setor. Renata Del Monte, consultora comercial da Sechat, destaca a importância estratégica da participação:

“As empresas que participaram desde o primeiro evento já conquistaram a confiança de médicos e profissionais da saúde. É uma oportunidade para apresentar novos produtos, soluções inovadoras e, principalmente, estabelecer parcerias sólidas que se estendam além do evento.”

A MCF 2025 oferece uma plataforma para que as marcas planejem e fortaleçam sua presença no mercado, consolidando seu papel de liderança na indústria da cannabis medicinal. Cliquei aqui e realize seu Cadastro de Expositor da MCF 2025. Para mais informações, entre em contato com o departamento comercial da Sechat através dos contatos: (11) 2111-6565 / 6567 / 6566  (11) 99431-0221 ou por e-mail: comercial@sechat.com