SUS em Sergipe: 235 pacientes recebem consulta farmacêutica gratuita para tratamento com canabidiol
Novo serviço do Case atenderá Pessoas com comportamento agressivo no TEA, em uso de canabidiol pela primeira vez e cadastradas no Nate
Publicada em 18/08/2025

Consulta farmacêutica no Case em Sergipe onde é disponibilizado o canabidiol pelo SUS. Imagem: Gov. Sergipe
Ana Alice, dona de casa e mãe de Daniel, acompanhado pelo Núcleo de Acolhimento em Terapias Especializadas (Nate), destacou a importância do tratamento público para o filho. Ela contou como foi a experiência com o novo serviço de consulta farmacêutica ao retirar o canabidiol no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case).
“Sergipe é pioneiro no fornecimento do canabidiol pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, vim pegar o medicamento, passei pelo serviço e recebi orientação clara e concisa sobre uso e dosagem correta, com explicação passo a passo para o tratamento do meu filho”, relatou em nota da do Governo do Sergipe.
Atualmente, o Nate atende 235 pacientes em tratamento com canabidiol — 173 para controle do comportamento agressivo associado ao TEA e 62 para epilepsia refratária. Os dados, obtidos pela reportagem do Portal Sechat, referem-se a agosto de 2025.
Serviço pioneiro no Estado
Na quinta-feira, 13 de agosto, o Governo de Sergipe anunciou a inauguração do serviço de consulta farmacêutica no Case, equipamento vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES). O atendimento inclui avaliação dos medicamentos em uso pelos pacientes e orientações para garantir tratamento adequado, com foco na otimização da farmacoterapia.
Em nota, a coordenadora da Assistência Farmacêutica da SES, Juliana Santos, explicou que o serviço atenderá, inicialmente, pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), diabetes tipo 2 e esclerose múltipla.
“As consultas farmacêuticas trazem avanço para a assistência farmacêutica em Sergipe, entregando um cuidado mais integral às necessidades dos usuários. Além disso, garantem maior proximidade entre profissional de saúde e paciente, com acompanhamento personalizado”, afirmou.
Política estadual de cannabis
Sergipe instaurou, em abril de 2023, a Lei nº 9.178, que instituiu a Política Estadual de Cannabis. O Nate oferece acolhimento integral à saúde, com atendimento médico, nutricional e multiprofissional.
O novo serviço do Case atenderá pacientes que se enquadram em critérios específicos, entre eles pessoas com comportamento agressivo no TEA, em uso de canabidiol pela primeira vez e cadastradas no Nate.
Também será atendidos pacientes com esclerose múltipla em uso de cladribina e pacientes com diabetes tipo 2, acima de 60 anos, que utilizam insulina e dapagliflozina.
“As farmacêuticas passam a integrar de forma efetiva o cuidado aos pacientes, reforçando a abordagem multiprofissional do Nate. Além do acompanhamento médico e nutricional, os pacientes terão suporte clínico do farmacêutico, que atua no monitoramento do uso correto dos medicamentos, prevenção de interações e reações adversas, e orientação individualizada para maior eficácia e segurança”, destacou Juliana Santos.
Para ter acesso ao serviço, o paciente deve comparecer ao Case para agendamento, desde que atenda aos critérios estabelecidos.
Com informações de Gov. Sergipe