Os benefícios do uso medicinal da cannabis para a endometriose
O tratamento convencional utiliza analgésicos ou hormônios. A cannabis medicinal é uma alternativa quando as terapias de primeira linha não alcançam o benefício clínico adequado.
Publicada em 11/03/2021
Curadoria e edição de Sechat Conteúdo, com informações de Canex (Roland Sebestyén)
A endometriose é frequentemente associada a dores pélvicas ou abdominais, mas também pode causar dor significativa em outras partes do corpo e levar a outros sintomas, incluindo incômodo durante relações sexuais, fertilidade reduzida e fadiga.
>>> Siga o Sechat no INSTAGRAM
A dor geralmente começa alguns dias antes da menstruação da mulher e pode durar até o final. Além disso, ela e outros sintomas da endometriose podem afetar significativamente a qualidade de vida da mulher.
Dados mostram que, em média, leva 7,5 anos desde o início dos sintomas para uma mulher receber um diagnóstico. Esse atraso é em parte devido ao preconceito implícito, que de acordo com um estudo, envolve "associações fora da percepção consciente que levam a uma avaliação negativa de uma pessoa com base em características irrelevantes, como raça ou sexo."
Tratamento da Dor
Sobretudo, o tratamento convencional da dor relacionada à endometriose utiliza analgésicos e/ou tratamento hormonal, com um papel para a intervenção cirúrgica em pacientes apropriados. A cannabis medicinal é uma alternativa quando as terapias de primeira linha não alcançaram o benefício clínico adequado.
Até novembro de 2018, quando a cannabis medicinal se tornou legal no Reino Unido, as mulheres que sofriam de endometriose e cujo tratamento tradicional para a dor não funcionava, não tinham acesso à cannabis medicinal legal para tratar a dor. Posteriormente, foram forçadas a se automedicar, comprando cannabis ilícita, onde não há garantia de sua qualidade ou contaminação com substâncias nocivas.
>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias