África do Sul: cânhamo é usado para atualização de edifício

As empresas responsáveis pela obra afirmam que farão uma expansão de sete andares, construídos com blocos de cânhamo, ainda este ano

Publicada em 19/07/2022

capa
Compartilhe:

Por João R. Negromonte

Em uma união entre as empresas Hemporium e Afrimat Hemp, ambas especializadas na fabricação de produção de produtos à base de cânhamo, surgiu o projeto de revitalização e atualização de um edifício de cinco andares na África do Sul, utilizando o concreto feito da planta, da Afrimat, para incluir mais sete andares ao prédio.    

O local abrigará uma loja de varejo da Hemporium, empresa especializada na fabricação de roupas e produtos para cuidados com a pele dos derivados de cânhamo, mais especificamente as fibras e o Canabidiol (CBD). Além disso, um restaurante de carnes e 50 quartos de hotel serão umas das atrações oferecidas, garante o CEO da Hemporium, Duncan Parker.  

“O edifício abrigará uma loja de varejo emblemática para a linha de roupas derivadas de cânhamo, produtos para cuidados com a pele e CBD da Hemporium, um restaurante de carnes e 50 quartos de hotel”, disse o sócio fundador e CEO da Hemporium, Duncan Parker.

O projeto, que conta com um financiamento privado, servirá como uma vitrine para o cânhamo industrial na África do Sul, “tornando-se referência sobre como construir um edifício seguro, neutro em carbono e de vários andares usando blocos de cânhamo e seus respectivos sistemas”, diz Parker.  

Outro ponto positivo, é que o edifício possui painéis solares, medições inteligentes, furo e filtragem especializada para abastecimento de água, gerador a diesel e lajes e pisos baseadas em um sistema construtivo termicamente ativado.

“Há um aumento na demanda global por construção de base biológica, impulsionada pela necessidade de redução das emissões de CO²”, disse Wolf Wolf, arquiteto principal e fundador da Wolf & Wolf Architects, especialista da Cidade do Cabo em edifícios sustentáveis ​​e de madeira.

Como é feito?

O cânhamo europeu importado pela Hemporium foi misturado com um aglutinante à base de cal de origem local da Afrimat, produzindo blocos nas dimensões 110 x 190 x 390mm, que as empresas garantem respeitar todas as classificações de incêndio, fazendo com que os blocos suportem até 135 minutos de chamas intensas. 

As colunas de base do prédio são de concreto e servem como alicerce do edifício. Já a madeira utilizada foi colhida localmente na Cidade do Cabo. A R&N Master Builders, especialista em alterações e renovações de edifícios, também sediada na Cidade do Cabo, foi a empreiteira da construção.

Afrimat Hemp, uma subsidiária da empresa de mineração de capital aberto Afrimat, desenvolveu seu próprio aglutinante de cal formulado para concreto de cânhamo e está fabricando blocos de concreto de cânhamo em uma das plantas de produção de blocos de sua empresa-mãe. Além de cal, a controladora Afrimat também explora minério de ferro, antracito e manganês.