Argentina: serão investidos 106 milhões de pesos em 13 projetos de pesquisa

O ministro da ciência Daniel Filmus liderou o anúncio dos primeiros projetos que serão financiados do programa destinado a gerar conhecimento e avanços sobre as propriedades da planta de cannabis e seus derivados

Publicada em 24/12/2022

Argentina: serão investidos 106 milhões de pesos em 13 projetos de pesquisa

Por Redação Sechat

Ontem, dia 22 de dezembro, Daniel Filmus apresentou os primeiros 13 projetos aprovados decorrentes do concurso para o Programa de Investigação e Desenvolvimento da Cannabis do Ministério da Ciência.

Nesta primeira fase, foi aprovado o financiamento dos primeiros 13 projetos, dos quais 11 correspondem a investigação científica e 2 a projetos associativos entre o sistema científico-tecnológico e governos nacionais e provinciais, municípios, organizações da sociedade civil, ONG e cooperativas.

Cannabis e Cânhamo Industrial

O investimento de $ 106.134.988 será distribuído entre a Cidade Autônoma de Buenos Aires, província de Buenos Aires, La Pampa, Mendoza, Santa Fe e Chubut. A indústria da cannabis na Argentina pode gerar negócios de US$ 450 milhões por ano.

O responsável referiu ainda que antes do final do ano será formalizada a criação da Agência Reguladora da Indústria do Cânhamo e da Cannabis Medicinal (Ariccame), que se encarregará de regular a importação, exportação, cultivo, comercialização e aquisição de sementes e produtos derivados para fins medicinais ou industriais.

O Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Cannabis busca fortalecer e promover a integração do conhecimento e o desenvolvimento tecnológico associado à Cannabis, ao Cânhamo e seus derivados.