Conheça ativistas LGBTQIAPN+ que lutaram pelo acesso à cannabis medicinal
Nessa reportagem, destaque de alguns nomes LGBTQIAPN+ que defenderam o direito de acesso à cannabis
Publicada em 19/01/2023
Por especial Rafael R. Pereira
A indústria da cannabis recebeu grande contribuição da comunidade LGBTQIAPN+, que, além de ter lutado para ser vista com autenticidade, também liderou uma batalha difícil para que a planta ganhasse visibilidade. Foi durante um contexto em que as ruas fervilhavam com protestos de libertação gay, movimentos antiguerra e a luta pela igualdade racial que notáveis ativistas LGBTQIAPN+ surgiram.
Durante a epidemia de AIDS, na década de 1980 e início dos anos 1990, ativistas como Dennis Peron e Kiyoshi Kuromiya foram além de seu tempo, reconheceram as propriedades curativas da cannabis e o que ela poderia fazer para ajudar no tratamento de pacientes em sofrimento.
Abaixo a lista de pioneiros LGBTQIAPN+ influentes e modernos que se destacaram na indústria da cannabis e criaram um ambiente mais próspero para o uso da planta:
Brie Brewer: Fundadora da Proud Mary
A Proud Mary Network é uma empresa do ramo de eventos de networking, criada para apoiar vozes queer na indústria da cannabis por meio da educação sobre a planta por escritores LGBTQIAPN+.
Brie Brewer, que fundou a organização em 2019, disse que a ideia surgiu ao perceber a falta de representação queer em um evento MJBizCon. “Eu não posso te dizer o quão decepcionante é ver todas essas convenções e todos esses palestrantes e há tanta falta de representação, especificamente para indivíduos trans”, completa
Brewer ainda diz: "Eu quero mudar isso. Eu quero colocar todos nós no centro das atenções. Quero dar a todos a chance de falar sua verdade e falar suas vozes e ter uma plataforma para fazer isso".
Embora Brewer seja a mente por trás de Proud Mary, a instituição recebe muito apoio da indústria e está fortemente envolvida com as populares drag queens Ducky e Patsy.
A rede colaborou com o cineasta LGBTQIAPN+ e fundador da empresa de consultoria de maconha Synergy, Johann Balbuena. Brewer tem vários planos futuros para transformar a Proud Mary em uma organização sem fins lucrativos, assim como para criar um quadro de empregos que filtre empresas queer-friendly.
JJ McKay: Fundador e editor do The Fresh Toast
JJ McKay é o fundador e editor da The Fresh Toast, uma forte empresa de mídia de cannabis voltada para o consumidor na América do Norte. Ao fornecer notícias confiáveis sobre cannabis medicinal por meio de sua parceria com a Skipta, The Fresh Toast atrai 1,7 milhão de profissionais de saúde todos os meses.
Graças a sua reputação concedeu-lhe credenciais de imprensa durante a eleição presidencial de 2020. Entretanto, McKay percebeu rapidamente o comportamento heterossexual e dominado por homens da indústria da cannabis.
Segundo ele, "Acho que há mais trabalho a ser feito. Quando você vai a reuniões, 80% da indústria ainda é composta por homens brancos e heterossexuais de várias idades e origens”.
Dito isso, McKay notou que a indústria evoluiu de outras maneiras. "Quando lançamos no final de 2016, 50% das reuniões seriam de seu produtor clássico que está se movendo para a legalização - pessoas lutando pelo sonho encontrar o homem”.
Então, evoluiu para mais pessoas que a veem como uma indústria legítima e uma forma de se estabelecer em um segmento que será muito lucrativo. McKay diz que “Normalmente, estou hospedando a conferência ou fazendo coisas assim - e temos uma voz tão forte, um milhão de pessoas veem nosso conteúdo todos os dias, então as pessoas são legais. Mas, definitivamente, ainda é uma coisa de meninos velhos".
“Acho que o caminho mais fácil é envolver mais mulheres na indústria, porque isso abre um certo nível de tolerância que também abre o mercado para inclusão”, finaliza McKay.
Unoia, fundada por Danielle e Brande
Danielle Gray e Brande Elise, foram impulsionadas pela paixão em inspirar e educar as pessoas sobre a conscientização da saúde mental e produtos de bem-estar (CBD), para fundar a Unoia, com sede em Atlanta, Unoia.
O casal começou originalmente apenas vendendo mel de CBD, mas o negócio expandiu para também a produção de agave, gomas de frutas, tópicos, guloseimas de manteiga de amendoim e tinturas para animais de estimação, tudo a partir do CBD
Existem muitos aspectos dentro da empresa que refletem suas vidas. Tanto Gray quanto Elise eram ex-atletas universitários, portanto, o sabem em primeira mão como as tinturas podem aliviar a dor física.
Uma curiosidade é que suas gotas de óleo CBD também foram aromatizadas com pêssegos da Geórgia para refletirem o estado em que residem.
Gray enfatiza a importância da representação para que sejam uma marca honesta. Segundo ela “Estamos representando uma voz negra, feminina, queer e também uma voz do sul, que é muito diferente, vem de um lugar conservador, anti-cannabis e todas essas coisas”.
“É interessante por si só. Temos muitas perspectivas divertidas sobre a cannabis.” Gray e Elise valorizam a transparência dentro da empresa, bem como em suas próprias vidas.
Ao acessar seu site, os clientes podem visualizar uma exibição organizada e detalhada do Certificado de Análise para cada produto que oferecem. “Essa transparência foi muito importante para nós, e há alguns motivos para isso. Um é apenas ser - e esta é a nossa experiência como não necessariamente LGBTQIPN+, poderia ser também - mas apenas ser negro, as pessoas nem sempre pensam que você tem tudo junto”, ”, disse Gray.
Gray finalizou reforçando seu compromisso com qualidade: “Queremos ter certeza de que estamos dando às pessoas que apoiamos e que compram de nós, que elas saibam exatamente como tudo é, de onde vem nossos produtos, que você estará seguro e bem. Você está bem no mundo de Unia".