Regulamentação do cultivo de cannabis pauta missão da Abiquifi à Colômbia, que começou hoje em Bogotá
Delegação brasileira liderada pela Abiquifi participa de missão à Colômbia para trocar experiências sobre a regulamentação do cultivo de cannabis, com representantes do MAPA, Anvisa, Embrapa e grandes indústrias farmacêuticas
Publicada em 10/11/2025

Delegação brasileira vai à Colômbia em missão sobre regulamentação do cultivo de cannabis | Divulgação
A missão empresarial organizada pela Associação Brasileira de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi) em parceria com a ApexBrasil começou nesta segunda-feira (10) em Bogotá, na Colômbia, reunindo representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Anvisa, Embrapa e executivos de grandes empresas farmacêuticas brasileiras.
Com o tema central voltado à regulamentação do cultivo de cannabis e seus impactos econômicos e sociais para o Brasil, o encontro busca promover trocas técnicas e regulatórias entre os dois países, além de fomentar parcerias estratégicas entre os setores público e privado.
Mais de 25 profissionais integram a delegação brasileira, que conta com representantes das empresas Aché, Biolab, Centro Flora, EaseLabs, Eurofarma, FarmaUSA e Vettiva. A programação inclui workshops, reuniões, rodadas de negócios e visitas técnicas, com participação de instituições colombianas como o Ministério da Justiça, o Instituto Colombiano Agropecuário (ICA) e o Invima, agência reguladora do país.

Segundo Carolina Sellani, Head de Assuntos Estratégicos e coordenadora do Grupo de Trabalho de Cannabis da Abiquifi, a missão representa um passo importante na construção de uma base técnica sólida para o avanço da regulamentação brasileira.
“Será mais uma grande oportunidade de apresentar o potencial do mercado brasileiro e debater temas regulatórios de suma importância para o desenvolvimento de medicamentos seguros e eficazes para a população brasileira”, afirmou Sellani.
Entre os destaques da programação estão os painéis “Estrutura Regulatória da Colômbia: Licenciamento e Rastreabilidade – Regras para Cultivo, Processamento e Exportação” e o Workshop Técnico Governamental, que discutirá de forma prática o modelo colombiano de regulamentação.
Nos próximos dias, a missão seguirá com rodadas de negócios entre empresas e órgãos públicos brasileiros e colombianos e, ao final, uma visita técnica a uma planta local permitirá conhecer de perto a infraestrutura e os controles aplicados ao cultivo e processamento da cannabis na Colômbia — da pesquisa e desenvolvimento à extração e padronização.



