Cannabis medicinal chegará à Ucrânia em 2025, diz ministra da justiça

País avança na regulamentação da maconha medicinal, com previsão de disponibilidade no início de 2025.

Publicada em 14/12/2024

capa

Imagem Ilustrativa: IA

A Ucrânia está prestes a iniciar a comercialização de cannabis medicinal no início de 2025. A ministra da justiça Olga Stefanishyna citou avanços no processo legislativo que permitirão acesso regulamentado ao produto. A medida representa um marco histórico no país.

Primeiros passos da legalização

A ministra da justiça Olga Stefanishyna anunciou que os primeiros tratamentos com cannabis medicinal devem estar acessíveis aos pacientes no início de 2025. A declaração foi feita numa coletiva de imprensa em Kiev. Olga, que também é membro do Comitê de Saúde Pública, Assistência Médica e Seguro Médico do parlamento da Ucrânia, disse que o país já tem toda a legislação necessária, “exceto a cannabis medicinal em si”.

A decisão reflete a pressão crescente da sociedade e de organizações de saúde pública para ampliar o acesso a tratamentos que utilizam derivados da cannabis, especialmente num país onde o conflito armado, devido à invasão russa, tem intensificado a necessidade de novas abordagens terapêuticas.

Benefícios e desafios

A lei ucraniana para a cannabis medicinal menciona principalmente o uso para câncer e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). No entanto, o comitê de saúde já considera expandir para alzheimer e epilepsia.

Os primeiros medicamentos canábicos serão importados, mas já há produção nacional em processo de registro. A estrutura de circulação dos produtos até chegar no paciente também já está garantida. Já a autorização para o cultivo doméstico ainda precisa de mais tempo e maiores aprovações.