Farmácias portuguesas podem vender flores secas de Cannabis a partir de hoje (1)
O produto, que não é considerado um medicamento, mas sim um vaporizador certificado, possui concentração de 18% de THC e 1% de CBD, sendo eficaz para doenças como epilepsia refratária e síndromes raras
Publicada em 01/04/2021

Curadoria e edição de Sechat Conteúdo, com informações de Diário de Notícias (Fernanda Câncio), Cidade Hoje e Notícias Magazine (Inês Schreck)
A partir de hoje (1), farmácias em Portugal passarão a vender flores secas de Cannabis para fins medicinais, da empresa canadense de Cannabis Tilray. O produto, que não é considerado um medicamento, mas sim um vaporizador certificado, possui concentração de 18% de THC e 1% de CBD, sendo eficaz para doenças como epilepsia refratária e síndromes raras.
Até então, havia apenas um medicamento disponível nas farmácias, com participação aprovada. O Sativex tem indicação para adultos com esclerose múltipla, mas o preço – 300 euros por frasco, já com comparticipação – é inacessível para muitos pacientes. O produto da Tilray vai ser vendido, com receita médica, em frascos de 15 gramas por 150,87 euros.
>>> Siga o Sechat no INSTAGRAM
Além da flor seca da Tilray, o Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) está avaliando outros dois pedidos de autorização de colocação no mercado (ACM) para Cannabis. “A Tilray está empenhada em outras fórmulas farmacêuticas, nomeadamente soluções orais [óleos], e flores com CBD”, conforme disse José Tempero, diretor global dos assuntos médicos da Tilray.
A utilização de medicamentos, preparações e substâncias à base de Cannabis para fins medicinais é regulamentada desde 2019 em Portugal. A norma que legaliza o consumo medicinal da planta foi aprovada em junho de 2018, mas ainda faltava uma regulamentação precisa. Sobretudo, a venda de um produto com preço inferior, como o da Tilray, visa aumentar o acesso da população à Cannabis medicinal.