Médicos poderão prescrever cannabis para qualquer condição clínica em New Hampshire

Cólicas menstruais intensas, sintomas de Covid longa, ansiedade pré-odontológica e controle da dor pós-cirúrgica são algumas sintomas não listados como condições qualificadoras que poderão receber prescrição de cannabis

Publicada em 07/08/2024

Terapia canabinoide: preparando médicos para abraçar uma nova era terapêutica

Imagem: Banco de Fotos

O governador de New Hampshire, estado do Estados Unidos, Chris Sununu (R), sancionou a lei HB 1278, que permite os médicos prescreverem cannabis para qualquer condição debilitante dos seus pacientes. Anteriormente, era necessário um diagnóstico com certas patologias específicas para se qualificar o acesso legal à maconha medicinal.

“Isso é grande. Abre o programa terapêutico para qualquer pessoa que tenha uma doença debilitante ou terminal", disse a deputada Wendy Thomas, proponente da recém-assinada lei, em e-mail para o portal Marijuana Moment.

Sobrevivente de câncer e paciente de cannabis, Thomas disse aos colegas em uma audiência do comitê no início deste ano que a cannabis a ajudou a controlar dores crônicas, insônia, problemas alimentares, problemas gastrointestinais, TEPT (transtorno de estresse pós-traumático ) e ansiedade.

“Este projeto de lei estabelece dois caminhos para os provedores de saúde. Aqueles que não estão familiarizados com a cannabis podem usar a lista de sintomas e condições já legislada. Para os provedores que são alfabetizados na medicina canabinoide, eles poderão recomendar o programa a condição de saúde que acharem melhor e que pode não estar na lista.”, comenta a deputada.

Outros exemplos de sintomas que poderiam ser controlados efetivamente com maconha e que não estão listados especificamente como condições qualificadoras, disse Thomas, incluem cólicas menstruais intensas, sintomas de Covid longa, ansiedade pré-odontológica e controle da dor pós-cirúrgica.

Conteúdo publicado originalmente em Marijuana Moment