O relógio da cannabis: Quanto tempo leva para os comestíveis fazerem efeito
Há diversos motivos que afetam o tempo necessário para que os alimentos à base de cannabis produzam efeito. Saiba quais são alguns deles
Publicada em 03/07/2023

Por redação Sechat
A dosagem de comestíveis à base de cannabis é conhecida por ser algo complicado. O corpo de cada pessoa tem sua própria química, e vários outros fatores contribuem para a intensidade dos efeitos dos comestíveis.
Duas pessoas podem reagir de maneiras diferentes à mesma dose de um comestível, isto é, se duas pessoas comerem uma goma de 5 mg de Tetrahidrocanabinol (THC), por exemplo, uma pode ficar demonstrar alto efeito psíquico enquanto a outra pode não sentir quase nada.
Existem vários fatores que influenciam o tempo que os comestíveis levam para fazer efeito. Alguns desses fatores incluem:
- Tipo de comestível: Alimentos como gomas, assados e bebidas são digeridos no estômago e no fígado, o que geralmente leva de 45 a 60 minutos para os efeitos aparecerem. Já alguns comestíveis, como pastilhas e pirulitos, são absorvidos sublingualmente (debaixo da língua) e os efeitos podem ocorrer em poucos minutos, pois os compostos da cannabis são absorvidos diretamente na corrente sanguínea.
- Dosagem: Comestíveis com doses mais altas, como 10 mg ou mais, podem fazer efeito mais rapidamente do que aqueles com doses mais baixas.
- Tolerância: A quantidade de cannabis que você consome regularmente afeta a potência dos comestíveis para você. Se você faz uso fumado todos os dias e possui uma alta tolerância, 5 mg de comestíveis podem não parecer tão fortes. Por outro lado, se você raramente consome e tem uma baixa tolerância, 5 mg podem ser bastante intensos.
- Peso corporal e metabolismo: A velocidade com que o seu corpo processa e metaboliza os alimentos e os comestíveis afeta quanto tempo leva para eles fazerem efeito, quanto tempo duram e quão fortes são os efeitos.
Se você deseja que os efeitos dos comestíveis comecem mais rapidamente, aqui estão algumas opções:
- Sublinguais: Experimente tinturas, pastilhas, pirulitos ou qualquer outro comestível que seja absorvido sublingualmente. O THC, por exemplo, é absorvido mais rapidamente debaixo da língua e os efeitos começam em poucos minutos.
- Estômago vazio: A quantidade de comida que você tem no estômago pode afetar a rapidez com que um comestível faz efeito. Consumir comestíveis com o estômago vazio pode levar a efeitos mais rápidos. No entanto, certifique-se de ter alguns petiscos por perto quando os efeitos começarem.
- Intervalo de tolerância: Fazer uma pausa no consumo de cannabis por um ou dois dias antes de consumir um comestível pode tornar os efeitos mais rápidos e intensos.