Robert F. Kennedy Jr. assume como secretário de Saúde e pode impactar a política federal de cannabis
Novo Secretário do Departamento de Saúde, ainda não deixou clara sua posição sobre a descriminalização federal da cannabis
Publicada em 21/02/2025

Robert F. Kennedy Jr. e Donald Trump Imagem: Gage Skidmore
Robert F. Kennedy Jr. foi recentemente confirmado pelo Senado como o novo Secretário do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS). Com um histórico de apoio à reforma das políticas de drogas, incluindo a cannabis, muitos esperam que sua liderança traga mudanças significativas nesse setor. No entanto, a sua posição atual sobre a descriminalização da cannabis em nível federal permanece ambígua.
Histórico de Kennedy com a reforma da cannabis
Kennedy já falou abertamente sobre suas próprias experiências com o abuso de substância. Durante sua candidatura à presidência, ele prometeu que, se eleito, descriminalizaria a cannabis em nível federal, permitindo que os estados definissem suas leis sem interferência federal.
Em uma declaração posterior na C-SPAN, ele foi ainda mais incisivo, afirmando não apenas a legalização federal da cannabis , mas também a criação de um imposto sobre a substância para financiar centros de reabilitação e tratamento de drogas.
Posição atual de Kennedy sobre a legalização da cannabis
Desde que foi nomeado para o cargo de Secretário do HHS pelo presidente Trump, Kennedy tem sido mais cauteloso ao discutir a reforma da cannabis. Recentemente, suas declarações levantaram dúvidas sobre se ele ainda apoia a descriminalização e a legalização federal. Durante suas audiências de confirmação no Senado, Kennedy foi questionado sobre sua disposição de colaborar com o Departamento de Justiça (DOJ) e a Agência de Controle de Drogas (DEA) para reclassificar a cannabis da Tabela I para a Tabela III. Sua resposta foi vaga, afirmando que “deferiria ao DOJ e à DEA a alocação de seus recursos e o desenvolvimento de suas prioridades”.
Kennedy e a legalização da cannabis: uma posição ambígua?
Após sua confirmação, Kennedy deu sua primeira entrevista na Fox News, onde comentou que frequentemente ouve "histórias sobre os impactos catastróficos da maconha". No entanto, ele também percebeu que a legalização nos estados pode criar oportunidades para mais pesquisas sobre os efeitos da cannabis na saúde e sua eficácia médica.
Ainda é certo que Kennedy se posicionará em relação à política federal de cannabis como Secretário do HHS. Embora seu histórico sugira apoio à reforma, sua recente relutância em tomar ações claras pode indicar que ele optará por deixar questões cruciais nas mãos do Congresso e de outras agências federais.
Com informações de Marijuana Policy Project (MPP)