Associação e universidade se unem para desenvolver pesquisa de cannabis

O acordo de parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), feita entre a Associação Divina Flor e a UFMS, tem por objetivo analisar amostras de cannabis e seu conteúdo biológico

Publicada em 26/06/2023

capa
Compartilhe:

Por redação Sechat

Na última semana foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) parceria firmada entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Associação Divina Flor, primeira associação de pesquisa e apoio a pacientes de Cannabis para fins medicinais de Mato Grosso do Sul. 

O acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) tem como foco a análise do conteúdo de fitocanabinoides em amostras de Cannabis sativa e a avaliação das atividades biológicas dos óleos e resíduos do processamento vegetal da planta.

Para o coordenador jurídico da associação, Felipe Nechar: 

“É de suma importância atender os critérios laboratoriais necessários a dispensação de produtos à base de cannabis contendo canabinóides, flavonóides e terpenos presentes na Cannabis Spp., nesse sentido a parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul proporciona o conhecimento e amparo técnico necessários a respeitar, as concentrações  regulamentadas por meio das Resoluções da Diretoria Colegiada da ANVISA, portarias do Ministério da Saúde e demais legislações pertencentes a matéria, promovendo avanços científicos e fornecendo maior segurança ao quadro de pacientes associados a Divina Flor”.

O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Nídia Cristiane Yoshida, do Instituto de Química da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (INQUI/UFMS), que destaca que: "As ações biológicas e farmacológicas de plantas medicinais estão diretamente relacionadas às suas composições químicas. Por essa razão, o estudo e a caracterização dos perfis químicos e biológicos de plantas e seus derivados de uso medicinal são fundamentais. Assim, indo ao encontro da crescente demanda de pacientes que utilizam cannabis medicinal, somada à necessidade de caracterização química dos materiais produzidos e/ou dispensados pelas associações de pacientes, o acordo de colaboração firmado entre a Divina Flor e a UFMS tem como objetivos desenvolver métodos de controle de qualidade dos materiais produzidos, além de focar na pesquisa do aproveitamento dos resíduos do processamento dessa importante planta medicinal".

“O emprego de técnicas analíticas e de avaliação das propriedades bioativas vem de encontro às necessidades de ampliação do conhecimento sobre essa importante espécie medicinal”, salienta Nechar que conclui: “Com o apoio da renomada instituição de ensino superior, a Associação Divina Flor está confiante em promover avanços científicos e fornecer maior segurança ao quadro de pacientes associados ao projeto.”

Informações sobre a live

Associação e universidade se unem para desenvolver pesquisa

A live será mediada pelo nosso repórter João Negromonte, que se dedica a pesquisa e desenvolvimento de temas como saúde, legislação e negócios, referentes às diversas aplicações e usos da cannabis.   

Serviço

Live com a Dra. Nídia Cristiane Yoshida (UFMS), Felipe Nechar e Fátima Aparecida de Carvalho (Divina Flor) 

Apresentação: João R. Negromonte

Data: 27/06/23, às 19h, pelo perfil do Sechat no Instagram (@sechat_oficial)

Como enviar antecipadamente suas perguntas?

– Acesse as redes sociais do Sechat:

>>> Instagram

>>> Facebook

>>> Twitter 

– Pelo e-mail contato@admin2