Conheça a primeira casa de cânhamo da Irlanda
A casa foi construída com cânhamo e cal e possui coletores solares, coleta de água da chuva e tratamento de água poluída
Publicada em 26/02/2021
Curadoria e edição de Sechat Conteúdo, com informações de Passive House Plus (Lenny Antonelli)
Para este projeto de casa passiva não certificada no condado rural de Longford, Irlanda, o autoconstrutor James Byrne empurrou o barco da sustentabilidade o mais longe que pôde. A casa não apenas atinge as metas passivas para a demanda de aquecimento, mas também é construída com cal de cânhamo, aquecida com resíduos de madeira da construção e possui um sistema de tratamento de águas residuais de canavial e coleta de água da chuva.
“Nasci no campo e sempre me interessei pelo meio rural. Embora morei em vilas e cidades por muitos anos, esse interesse em uma vida rural para minha família foi o que levou à nossa decisão de voltar para Longford e construir esta casa”, diz ele. Ele também estava preocupado com as mudanças climáticas e queria apoiar uma construção com economia de baixo carbono. “Tive uma oportunidade única de construir algo especial e é isso que me propus a alcançar.”
>>> Sechat confirma para 2021 o maior evento sobre Cannabis Medicinal no Brasil
O bom design também foi fundamental para James, que usou alguns dos padrões de design do arquiteto Christopher Alexander na casa. Alexander é um defensor da ideia de que os usuários sabem mais sobre o que desejam dos edifícios do que os arquitetos.
Com vontade de usar um material verde e de construir ele mesmo a casa, escolheu o sistema Tradical Hemcrete da Lime Technology. Tradical entregou a faca de cânhamo (o núcleo lenhoso da planta) para o local junto com o aglutinante de cal HB Tradical. Estes são misturados com água e despejados em cofragens contra a estrutura de madeira. O sistema fornece isolamento e estrutura.
O sistema de construção da casa
James testou o sistema primeiro construindo uma garagem, que agora também inclui um escritório. A construção da casa é acabada por dentro e por fora com rebocos de cal Baumit. A natureza monolítica de gesso úmido do sistema ajudou a fornecer estanqueidade - a casa ficou abaixo de 0,6 ACH em seu primeiro teste de porta com ventilador. Byrne também diz que a alta massa térmica da lima-cânhamo é ótima para tamponar o calor - absorvendo-o e liberando-o lentamente nos quartos.
James aqueceu a casa com sobras de madeira de construção desde que se mudou, e acha que tem madeira suficiente para mais um inverno. Ele queima a madeira em um fogão a lenha com 78% de eficiência e caldeira de retorno, que alimenta seu acumulador térmico de 950 litros. Em seguida, ele fornece aquecimento ambiente por meio de um trocador de calor água-ar no sistema de ventilação de recuperação de calor.
>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias
Ter um reservatório térmico tão grande é essencial para fornecer água quente a cinco crianças, diz ele. Isso também significa que, se o tempo ensolarado chegar, há capacidade de armazenamento suficiente para que ainda haja sobra de água quente nos dias nublados que inevitavelmente se seguem.
Sustentabilidade
A coleta de água da chuva fornece água para chuveiros e dois banheiros. James também possui um sistema de separação de resíduos que faz a compostagem dos resíduos sólidos e envia o líquido para ser tratado por um sistema de cana vertical e horizontal, que foi projetado e fornecido pela Reed Beds Ireland.
>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias
Assim, inspirado por sua autoconstrução, James treinou como consultor residencial passivo e passou a construir mais uma casa de lima de cânhamo em Galway. Mas ele voltou a trabalhar no desenvolvimento web enquanto a indústria de construção na Irlanda se estabilizava.
No entanto, ele disse à Passive House Plus que agora está investigando possíveis maneiras de combinar sua casa passiva com experiência em desenvolvimento web, talvez criando uma plataforma online para ajudar aqueles que projetam e constroem casas passivas.
A casa foi projetada pelo renomado arquiteto irlandês Zeno Winkens. Zeno havia construído com fardo de palha antes, mas nunca com cânhamo. Ele aponta que projetos de autoconstrução como este agora se tornarão virtualmente impossíveis sob a versão mais recente da lei de controle de construção da Irlanda, que exigirá que todos os construtores sejam contratados e registrados.
A casa ganhou o prêmio de melhor projeto residencial no 2012 Irish Green Awards. Mas o que James aprendeu sobre a construção de uma casa passiva? Diz que o fato do inverno depender mais da imersão para aquecer a água (por exemplo se o fogão não estiver aceso e a energia solar não estiver gerando muito), além de um aquecedor elétrico para o seu home office, suas contas de luz são mais altas do que ele gostaria. Mas ele acrescenta: “Estou perfeitamente feliz com a casa em si, é ótima.”