Ecologicamente correto! Cânhamo pode ser usado como fonte de energia sustentável para mineração de Bitcoins

A norte-americana Generation Hemp Inc., com sede em Dallas, anunciou parceria com a empresa de criptomoedas Crypt Solutions com objetivo de minerar Bitcoins usando o que eles chamaram de “Energia Verde”

Publicada em 25/01/2022

capa

Por João R. Negromonte com informações de ElPlanteo

A união, que foi anunciada na última terça (17), tem como objetivo promover novas tecnologias para a construção de complexos de mineração de criptomoedas usando biocombustível derivado do cânhamo para fornecer energia para os equipamentos. As empresas prometem incluir também, estações adicionais de secagem e processamento do insumo da planta nas novas instalações, tornando-se auto sustentáveis energeticamente sem prejudicar o meio ambiente. 

Hoje, um grande problema das empresas de mineração de criptomoedas, é o alto consumo de energia exigido para para o processamento de dados que são utilizados na exploração dessas moedas digitais. 

Ao utilizar o cânhamo como fonte de energia verde e sustentável, as empresas prometem cumprir com as demandas estatais que exigem que parte da energia consumida venha de fontes renováveis e limpas. 

Como irá funcionar? 

À medida que mais instalações de “energia verde” da Generation Hemp tomam forma, o foco da empresa é se adequar na alimentação da mineração de bitcoins. Mas como ela fará isso?  

Bem, se utilizando de plantações ambientalmente sustentáveis de cânhamo para gerar Btu’s (unidade de energia comum nos EUA) com biocombustíveis, a empresa planeja, em contrapartida, explorar o aproveitamento do calor gerado pela mineração de Bitcoin para secar o cânhamo. É uma espécie de troca de energias renováveis e sustentáveis. 

“À medida que as empresas reconhecem a capacidade do cânhamo de substituir materiais de forma sustentável e os agricultores começam a ver o cânhamo adotado pelas indústrias, os métodos de esgotamento de recursos do passado tornam-se apenas isso: uma coisa do passado,” disse Gary C. Evans , presidente e CEO da Generation Hemp para o portal ElPlanteo.

Patty Stefanelli , COO da Crypt Solutions destaca também que existe sim a necessidade de soluções sustentáveis para que a aceitação do Bitcoin continue crescendo, mas “construir uma usina 'verde', alimentada por um material ambientalmente sustentável como o cânhamo, é a oportunidade perfeita,” conclui ela.