Gigante do mercado da cannabis, Aurora Cannabis, compra TerraPharma em acordo de US $38 milhões
A canadense Aurora Cannabis, acaba de adquirir a TerraFarma, empresa controladora da Thrive Cannabis, visando o aprimoramento de sua estratégia de marca premium no mercado do país
Publicada em 24/03/2022
Por João R. Negromonte
A fusão milionária, demonstra o crescimento da indústria internacional neste setor. Em troca de US $38 milhões em dinheiro e ações, a Aurora adquiriu 100% de todos os direitos existentes da TerraFarma Inc.. O grupo em questão é especializado no cultivo, produção e distribuição de cannabis medicinal e ingredientes de cannabis para o consumo adulto, atendendo clientes em todo o mundo.
>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias
Segundo o CEO da Aurora, Miguel Martin, em entrevista ao portal de notícias HighlyCapitalized, o projeto apelidado de Project Willow, ou projeto salgueiro em português, deve dobrar a ênfase das marcas premium de sua empresa, podendo alcançar lucratividade ainda no primeiro semestre de 2023.
“O acordo é realmente sobre alavancar a nossa linha premium através da força de trabalho brilhante da Thrive,” diz Martin.
O CEO destaca também que, caso a Thrive atinja as metas de receitas previstas para os dois próximos anos da aquisição, seu retorno poderá ser de até US $20 milhões em ações, dinheiro ou ambos, isto é, um ganho extraordinário visto o curto espaço de tempo e quantia investidos.
A venda só foi concluída após a Thrive passar nove meses conhecendo e estudando os objetivos da Aurora, garantindo assim, que a marca não coloque em risco suas marcas ou seus fortes relacionamentos com os consumidores. Outro dado importante, é que a empresa com sede em Ontaro, Canadá, foi a primeira a lançar uma loja de cannabis farmgate, ou seja, onde a cannabis é vendida onde é cultivada.
>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias
“Isso nos permite aumentar o reconhecimento da marca, introduzir novos itens no mercado e alcançar consumidores que nunca poderíamos alcançar antes.” revela o CEO da Thrive, Geoff Hoover ao se referir a nova parceria.
A equipe de Hoover, ficará responsável por desempenhar um papel importante nas operações de uso adulto da Aurora. Desde que a cannabis foi regulamentada para o consumo adulto no país, em 2018, marcas que oferecem produtos de alta qualidade como a Thrive, se tornaram mais atraentes ao público consumidor, pois, ao antecipar a redução dos custos com o projeto farmgate, os produtores conseguiram competir com o mercado ilícito da planta, o que gerou muita lucratividade para eles.
Só para se ter uma ideia, as vendas de produtos de cannabis, como flores e seus derivados, cresceram 158% somente em 2021, de acordo com uma pesquisa divulgada pela BDSA, empresa especializada em dados do mercado.
A Aurora ainda não conseguiu aumentar seu império desde a compra da Reliva, outra grande do setor, em 2020. No entanto, a empresa vem se consolidando e conseguindo encarar de igual para igual, gigantes como a Tilray, Aphria e Hexo, que após uma fusão entre elas no ano passado, passaram a dominar o mercado canadense.