Gigante farmacêutica aprova 4 novos produtos à base de cannabis na Anvisa  

Empresa acompanha crescimento exponencial do mercado medicinal no Brasil

Publicada em 08/11/2023

capa
Compartilhe:

Em um marco significativo para a indústria farmacêutica brasileira, a gigante do setor, Eurofarma, confirmou, nesta quarta-feira, dia 8 de novembro, a aprovação de quatro produtos à base de cannabis pela Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Eles estarão disponíveis, a partir de 2024, na rede que absorve uma fatia considerável do varejo farmacêutico nacional. De acordo com os dados do Close-Up, empresa especializada em auditoria farmacêutica, a Eurofarma atingiu 10% de market share em receituário.

Os produtos, chegarão às farmácias com variações de 20 a 200mg por ml, sendo classificados como "isolado", o que significa que contêm apenas o canabidiol (CBD) em sua formulação.

De acordo com comunicado ao portal Sechat, a empresa afirmou que "a Eurofarma é a farmacêutica que mais investe em inovação científica no Brasil e se orgulha de estar à frente na busca de soluções que possam ampliar o acesso à saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Sempre atenta a novas possibilidades, recebeu autorização para produção de medicamento à base de canabidiol (CBD). Oportunamente, divulgaremos sobre o lançamento do produto, inicialmente previsto para 2024". 

Eurofarma é uma empresa farmacêutica multinacional de capital 100% nacional, com sede em São Paulo. (Iamgem: Reprodução)

A aprovação desses produtos chega em um momento crucial, quando o mercado medicinal de cannabis no Brasil está experimentando um crescimento substancial. À medida que mais pacientes e médicos reconhecem os benefícios terapêuticos da cannabis, a demanda por opções de tratamento à base da planta tem aumentado significativamente. Segundo relatório da Kaya Mind, empresa especializada em dados de mercado, hoje no Brasil existem 430 mil pacientes que fazem uso desta terapia

Espera-se que essa aprovação represente um marco na evolução do cenário médico no Brasil, oferecendo aos pacientes uma gama mais ampla de opções de tratamento, e fortalecendo ainda mais o setor no país.