Deusa Cast #6: Explorando os horizontes do cânhamo industrial no Brasil

Adriana Rocha Abrão e Lorenzo Rolim compartilham insights sobre regulamentações e potenciais do cânhamo.

Publicada em 01/04/2024

capa
Compartilhe:

No novo episódio do Deusa Cast, marcado para ir ao ar nesta terça-feira (26), o bate-papo girou em torno do cânhamo industrial, uma planta muitas vezes mal compreendida, mas com um vasto potencial econômico. Com a participação especial da advogada Adriana Rocha Abrão, especialista em advocacy do cânhamo, e do engenheiro agrônomo Lorenzo Rolim da Silva, presidente da Associação Latino-Americana de Cânhamo Industrial (LAIHA), o programa mergulhou fundo em esclarecer as dúvidas sobre o uso industrial do cânhamo e suas regulamentações.

A planta, subespécie da Cannabis sativa L., destaca-se por seu baixo teor de Tetrahidrocanabinol (THC), o componente psicoativo presente na maconha. Comumente, o cânhamo contém menos de 0,3% de THC por peso seco, o que o torna uma matéria-prima valiosa para uma infinidade de aplicações industriais.

Enquanto em muitos países o cultivo de cânhamo é regulamentado e sua legalização avança, no Brasil, sua produção ainda não é permitida. No entanto, Adriana Rocha Abrão e Lorenzo Rolim discutem como a regulamentação da cultura poderia ser um catalisador para a geração de empregos e renda no país, além de abrir portas para inovações sustentáveis em diversas indústrias.

A versatilidade do cânhamo é um dos pontos altos da conversa. Suas fibras, notavelmente mais resistentes que o algodão, oferecem possibilidades infinitas na indústria têxtil, promovendo a produção de roupas sustentáveis e duráveis. Além disso, o cânhamo é matéria-prima para biocombustíveis, óleos, resinas, papel e até mesmo cerveja, demonstrando seu potencial para impulsionar setores diversos da economia.

Acompanhe o 6º episódio do Deusa Cast: