Apoio governamental à cannabis medicinal: Ministério do Empreendedorismo promove inovação e crescimento no CBCM
O órgão que foi um dos patrocinadores do evento destaca, na pessoa de seu diretor Daniel Papa, que: “promover inovação e crescimento sustentável na indústria e investir no futuro da saúde”
Publicada em 30/05/2024

No Brasil, o Ministério do Empreendedorismo (MEMP) atua como um protagonista visionário, impulsionando a transformação e o avanço em diversos setores, incluindo a saúde. Sob a liderança proativa deste órgão recém-criado pelo Governo Federal, o país tem testemunhado uma abordagem progressiva em relação à pesquisa, desenvolvimento e regulamentação de novos empreendimentos, particularmente neste caso, na área da medicina alternativa.
Segundo Daniel Papa, diretor do MEMP, sua missão é fomentar um ambiente propício para o crescimento econômico sustentável, incentivando a inovação, a competitividade e o empreendedorismo em todos os setores da sociedade.
“Somos responsáveis por formular, implementar e coordenar políticas públicas voltadas ao incentivo e ao desenvolvimento do empreendedorismo no país. O Ministério atua em diversas frentes, incluindo:
- Fomento ao empreendedorismo: Criação de programas de capacitação e incentivo para novos empreendedores.
- Apoio a pequenas e médias empresas: Provisão de recursos, financiamento e assistência técnica para ajudar essas empresas a crescerem e se consolidarem.
- Inovação e tecnologia: Promoção de inovações tecnológicas e processos que aumentem a competitividade das empresas brasileiras.
- Desburocratização: Simplificação de processos e redução de burocracia para facilitar a abertura e a operação de novos negócios.
- Parcerias e cooperação: Estabelecimento de parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, para promover o empreendedorismo”.
Por que patrocinar um congresso de cannabis medicinal?
A decisão do Ministério do Empreendedorismo em patrocinar o Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal (CBCM) reflete seu compromisso com a promoção da saúde e o apoio à inovação na área médica.
“O setor de cannabis medicinal é um campo emergente com grande potencial de inovação e crescimento econômico. Patrocinar eventos assim, nos permite explorar novas oportunidades de mercado e fomentar o desenvolvimento de negócios inovadores”, ressaltou Papa.
O diretor afirma ainda que a criação de um ambiente regulatório favorável, pode facilitar o diálogo entre empreendedores, pesquisadores, profissionais da saúde e reguladores, contribuindo para a criação de políticas públicas mais adequadas e favoráveis ao setor.
Importância do debate sobre Cannabis Medicinal:

“O debate em torno da cannabis medicinal é crucial para garantir o acesso a tratamentos eficazes e seguros para pacientes que enfrentam condições médicas debilitantes. A discussão sobre a regulamentação e o uso responsável da cannabis medicinal contribui para a educação pública e para a destituição de estigmas em relação à planta. Já passou da hora do Governo Federal olhar com mais carinho para essa pauta”, conclui Daniel Papa.
Com o apoio ativo do Ministério do Empreendedorismo, o Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal não apenas promove avanços na pesquisa e no desenvolvimento de tratamentos inovadores, mas também abre caminho para uma discussão mais ampla e informada sobre o papel da cannabis medicinal na saúde pública e no desenvolvimento econômico do país.