Consórcio Internacional recebe €4 Milhões para construir casas sustentáveis com cânhamo na Ucrânia
Projeto financiado pelo governo holandês impulsiona a reconstrução de moradias ecológicas em áreas rurais afetadas pela guerra
Publicada em 01/04/2025

Imagem Ilustrativa: Canva Pro
O consórcio formado pelas organizações Rawblox, Hempire UA e OpenDoorUkraine.NL recebeu um financiamento de €4 milhões para construir mais de 400 casas sustentáveis na Ucrânia, utilizando tecnologias baseadas em palha e cânhamo. O apoio financeiro foi concedido pela Agência Empresarial Holandesa (RVO) e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Holanda, com o objetivo de ajudar famílias rurais afetadas pela guerra.
Esse investimento permitirá ao consórcio importar três linhas de produção de bio painéis da Holanda para a Ucrânia. Nos próximos quatro anos, mais de 400 casas biológicas e sustentáveis serão construídas, utilizando tecnologias híbridas de palha e cânhamo. Sergyi Kovalenkov, da Hempire UA, compartilhou a novidade em sua página no LinkedIn.
Com início marcado para 1º de maio, o projeto utiliza três anos de experiência na construção orgânica. Um estudo recente conduzido pelo arquiteto ucraniano Alexander Kucheravy destacou o potencial dessas tecnologias como alternativas econômicas e energeticamente eficientes para a reconstrução de áreas devastadas pela guerra.
Benefícios da construção com cânhamo
O projeto prioriza a sustentabilidade, acessibilidade e eficiência, destacando os seguintes benefícios:
- Redução nos custos de construção em comparação aos métodos tradicionais.
- Economia de até 60% no consumo de energia pelos proprietários.
- Uso de materiais locais como palha e cânhamo, beneficiando a economia rural.
- Conformidade com os padrões da UE para construção sustentável e neutra em emissões de CO2.
- Capacitação de trabalhadores locais e formação em práticas de construção sustentável.
- Parcerias com sindicatos locais para garantir condições de trabalho justas.
A iniciativa também busca alinhar-se ao Pacto Ecológico Europeu, influenciando as regulamentações ucranianas. Além de atender às necessidades habitacionais, o projeto contribui para o desenvolvimento econômico das comunidades locais. Estima-se que cada casa de 60m² utilizará cerca de cinco toneladas de palha e cânhamo cultivados localmente, fortalecendo a agricultura ucraniana.
Governo ucraniano facilita o cultivo de cânhamo
Esse projeto ocorre em paralelo à implementação do sistema eHemp, uma plataforma digital criada pelo Ministério da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia. O eHemp visa simplificar o processo de registro para cultivo e processamento de cânhamo, reduzindo a burocracia e aumentando a confiança de investidores no mercado.
Segundo a Associação Ucraniana de Construção de Cânhamo (UHBA), "a legislação adequada e o lançamento desse sistema digital serão fundamentais para o crescimento do setor de construção com cânhamo na Ucrânia."
A Associação Ucraniana de Cannabis Medicinal também apoia o projeto, destacando-o como um exemplo de como a indústria do cânhamo pode promover tecnologias sustentáveis, desde a medicina até a construção civil.
Conteúdo publicado originalmente em CannaReporter