OAB-PE promove workshop sobre vias judiciais da cannabis medicinal
“Debater política sobre drogas, redução de danos e a democratização do acesso aos tratamentos com cannabis medicinal na OAB-PE nos dá esperança de avançarmos nessas lutas tão importantes para a sociedade", deputado João Paulo.
Publicada em 26/08/2024

Imagem: Banco de Fotos
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) promoveu um workshop sobre cannabis medicinal e o acesso ao tratamento com a planta. O evento reuniu, na última quarta-feira (21), juristas, profissionais da saúde, associações e pessoas interessadas no tema, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor as vias jurídicas para obter tratamento com cannabis medicinal e a atuação da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial de Pernambuco.
“Debater política sobre drogas, redução de danos e a democratização do acesso aos tratamentos com cannabis medicinal na OAB-PE nos dá esperança de avançarmos nessas lutas tão importantes para a sociedade. Essa discussão é especialmente relevante para a juventude negra da periferia, que é a mais impactada pela criminalização e pela falta de acesso a uma saúde digna”, destacou o deputado estadual João Paulo, presidente da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal, em uma publicação na rede social.
No Brasil, já temos cerca de 600 mil pacientes que utilizam cannabis medicinal. O presidente da Comissão de Direito da Cannabis Medicinal da OAB-PE, Sérgio Urt, comentou sobre o impacto da discussão do tema. "Estima-se que em Pernambuco haja entre 50 e 70 mil usuários. Estamos falando de vidas que podem ser transformadas pelo uso desses medicamentos.”
Sérgio Urt também esteve presente na quinta-feira (22) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para participar de uma audiência pública sobre a política de distribuição de cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), onde representou a OAB-PE.