Paciente com quadro clínico complexo consegue habeas corpus para cultivo de cannabis no Rio

Justiça autoriza produção caseira de Cannabis sativa para fins medicinais até 2027, com base em prescrição médica, laudos técnicos e parecer favorável da Procuradoria

Publicada em 25/08/2025

Paciente com quadro clínico complexo consegue habeas corpus para cultivo de cannabis no Rio

Paciente do Rio de Janeiro obteve habeas corpus preventivo que autoriza o cultivo artesanal de cannabis para uso medicinal até julho de 2027. Imagem: Canva Pro

 

Um paciente do Rio de Janeiro, que sofre de escoliose, enxaqueca, TDAH, distúrbios do sono e dor crônica, obteve habeas corpus preventivo que autoriza o cultivo artesanal de cannabis para uso medicinal até julho de 2027. Segundo os autos, ele apresenta prejuízos físicos e psicológicos significativos decorrentes do quadro clínico.

Nos documentos entregues à Justiça constam prescrição médica, laudo técnico agronômico, determinando o cultivo de 149 plantas de Cannabis sativa por ano e a importação de 205 sementes, certificado de capacitação para manuseio dos produtos e autorização sanitária da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA).



Fundamentação da decisão

 

A desembargadora relatora Adriana Ramos de Mello destacou que a documentação técnica, a autorização sanitária vigente e o parecer favorável da Procuradoria de Justiça convergem para a aplicação da jurisprudência consolidada no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O entendimento pacificado no STJ é de que o cultivo artesanal de cannabis para fins medicinais, respaldado por prescrição médica e autorização da Anvisa, é penalmente atípico.

“O pedido encontra amparo no direito à saúde, de hierarquia constitucional, sendo incabível a incriminação de conduta orientada por finalidade terapêutica reconhecida por autoridade sanitária e por laudos especializados. A inexistência de norma infralegal específica não pode servir de impedimento ao exercício de direito fundamental”, registra o acórdão, proferido por unanimidade.

 

Com informações TJRJ