Países Baixos amplia ensaio que descriminaliza consumo de maconha, em mais oito cidades
País famoso por suas coffeshops não tem venda e consumo permitido por lei. Experiência de legalização busca entender as oportunidades do mercado
Publicada em 17/06/2024
O governos dos Países Baixos ampliou o ensaio com duração de quatro anos que descriminaliza a produção e o fornecimento de cannabis nas coffeshops do país. A partir desta segunda-feira (17), mais oito cidades, incluindo Maastricht, na fronteira com a Bélgica, e Groningen, no norte, estão liberadas para comercializar maconha.
Iniciado no ano passado com a participação de dez coffeeshops de Breda e Tilburg, municípios do sul, o ensaio foi criado para entender a melhor maneira de regulamentar a cadeia de cannabis no país. Também, busca analisar o impacto da descriminalização na taxa de criminalidade e na saúde pública.
Famosas pelo seu haxixe de alta qualidade, as cerca de 570 coffeeshops dos Países Baixos funcionam clandestinamente por décadas. A venda e o consumo de cannabis não é permitida por lei. A comercialização nestes estabelecimentos é apenas “tolerada” pelas autoridades.
O ensaio é parte de uma tendência global de descriminalização, realizada em vários países. A regulamentação nos Países Baixos conversa com os projetos da Alemanha, Suíça e Estados Unidos.
Fontes: Estado de Minas e Exame