“Quando eu ia imaginar isso antes da cannabis? Nunca” diz paciente canábica com ansiedade crônica sobre dormir em consultório odontológico

Tânia Tonino tinha a cadeira do dentista como seu maior inimigo; depois da cannabis a relação mudou drasticamente

Publicada em 27/03/2025

“Quando eu ia imaginar isso antes da cannabis? Nunca” diz paciente canábica com ansiedade crônica sobre dormir em consultório odontológico

Consultório Odontológico Imagem Ilustrativa: Canva Pro

 

TANIA.jpg
Tânia Tonino paciente canábica. Imagem: Arquivo pessoal

Quando Tânia Tonino, moradora de Florianópolis, Santa Catarina, conta que dorme na cadeira do dentista, seus amigos não acreditam. Durante toda a vida, a paciente que sofre de ansiedade crônica sempre teve o consultório odontológico como seu maior inimigo, algo que mudou completamente há cerca de quatro meses, quando iniciou o tratamento com cannabis.

"Você já viu isso? Dormir durante a consulta, na cadeira do dentista. A doutora me examinando, com os instrumentos ali, eu com a boca aberta e dormindo. Quando eu ia imaginar isso antes da cannabis? Nunca", relata a paciente.

Segundo Tânia, antes, os momentos que antecediam a consulta eram aterrorizantes. "Quando estava na sala de espera e ouvia o barulho das máquinas, ficava apavorada. Pensava: 'será que vai doer? Vai demorar muito?' A ansiedade me consumia por dentro", relembra.

A paciente chegou a ter paroxismos – crises intensas que se manifestam de forma súbita, causando disfunções em um órgão ou sistema, como tensionar os dentes superiores contra os inferiores - , apenas ao pensar no momento de sentar na cadeira do dentista.

Por conta da ansiedade e da dificuldade de ir até o consultório, Tânia ainda lida com uma rotina de desmarcações e remarcações de consultas. No entanto, ela afirma que, apesar de a ansiedade continuar, a situação está mais controlada.

 

O impacto da cannabis no tratamento odontológico

 

Com o uso da cannabis, os momentos pré-consulta são mais leves. "É uma sensação de paz. Sinto que meu corpo está pronto para entrar no consultório", diz Tânia. Devido às patologias tratadas, Tânia utiliza dois tipos de óleo à base de cannabis: um rico em canabidiol (CBD) e outro que combina CBD e tetrahidrocanabinol (THC).

Tânia faz uso do óleo com prescrição de seu dentista, Dra. Rafaela da Rosa, e com o aval de outros profissionais, incluindo seu reumatologista, clínico geral, ortopedista, psicólogo e psiquiatra. “Todos eles perceberam o quanto a cannabis está me fazendo bem, e isso é um grande incentivo para continuar o tratamento”, conclui.

Essa interdisciplinaridade em seu tratamento se deve ao seu diagnóstico de fibromialgia, doença presente em sua vida desde 2013. "O óleo não vai eliminar a dor, ela vai ficar comigo até o fim, mas a cannabis ameniza muito. Outra coisa que melhorou bastante foi a fadiga crônica, que para mim é até mais perturbadora que a dor", diz a pacientes sobre o impacto do seu tratamento canábico.

Outro ponto crucial para o paciente foi o desmame dos medicamentos convencionais. "Depois que comecei o tratamento com cannabis, abandonei todos os outros medicamentos. Agora, estou apenas com os óleos e levando uma vida normal: trabalhando, cuidando dos meus filhos, cuidando da casa", afirma Tânia.

 

Aprender para prescrever


Para os dentistas que desejam se aprofundar na terapia canabinoide atendendo as demandas dos pacientes, o 4º Congresso Brasileiro de Cannabis Medicinal, que ocorre de 22 a 24 de maio no Expo Center Norte em São Paulo, é uma oportunidade para adquirir esses conhecimentos. Com 25% de desconto nas inscrições antecipadas, o evento é considerado o principal fórum de discussão sobre cannabis medicinal na América Latina.

Exclusivo para dentistas, o Modulo Odonto Cannabis (24), investiga o uso da cannabis na odontologia, analisando seu potencial terapêutico no controle da dor, inflamação e ansiedade, além da aplicação em tratamentos regenerativos e na saúde bucal. Casos clínicos e regulamentação específica serão explorados para um entendimento aprofundado.

Clique aqui e adquira seu ingresso agora!!! Aproveite, o ingresso permite passe livre na Medical Cannabis Fair 

Entre os temas já confirmados estão:

 

- Papel do Conselho Federal de Odontologia e do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo na introdução da Terapia canabinoide na Prática Odontológica: Segurança Jurídica.

- Papel do Cirurgião-Dentista na pesquisa, desenvolvimento de produtos e novas aplicações terapêuticas dos canabinoides, muito além da Dor. Dos polimorfismos à medicina de precisão.

- Papel do Cirurgião-Dentista na pesquisa, desenvolvimento de produtos e novas aplicações terapêuticas dos canabinoides, muito além da Dor. Dos polimorfismos à medicina de precisão

- Interações medicamentosas da Cannabis de interesse na Odontologia: sedação multimodal, anestésicos locais, antibióticos, anti-inflamatórios, anticonvulsivantes e anticoagulantes.

- Modulação do Sistema Endocanabinoide na Harmonização Orofacial, muito além da estética: potencial antioxidante e pro-aging dos componentes do fitocomplexo.

 

No quando "Como é Dra.?" a cirurgiã-dentista Cynthia de Carlo explica os benefícios da cannabis no controle da odontofobia. Veja o vídeo: