Quem é o presidente eleito do Uruguai que se encontrou com Lula?
Yamandú Orsi é ex-governador de departamento líder em cultivo de cannabis e com o maior número de licenças de cannabis concedidas no Uruguai
Publicada em 04/12/2024
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebe o Presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, no Palácio do Planalto. Brasília - DF |Imagem: Marcelo Camargo/ Agencia Brasil
O presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, se reuniu no Palácio do Planalto com o presidente Lula para tratar das relações bilaterais e discutir o acordo entre Mercosul e União Europeia, que pode ser assinado em breve. Durante o encontro, Lula expressou sua satisfação com o processo democrático uruguaio e a eleição do esquerdista.
O presidente uruguaio destacou a importância da relação entre os dois países: “Para nós é importante saber que temos o Brasil sempre disposto a colaborar com a gente”, disse Orsi, em nota do Governo.
O presidente eleito é considerado herdeiro político do ex-presidente José Mujica, que liderou o Uruguai entre 2010 e 2015 e participou ativamente de sua campanha até junho. Enquanto esteve no poder, Mujica tornou o Uruguai o primeiro país do mundo a legalizar completamente a produção, comercialização e consumo de cannabis, em 2013.
A trajetória de Yamadú Orsi
Membro da coalizão de esquerda Frente Ampla, Yamadú foi eleito presidente do Uruguai com 49,3% dos votos, derrotando o conservador Álvaro Delgado. Aos 57 anos, Orsi já atuou como professor de história e governador de Canelones, departamento com o maior número de licenças de cannabis concedidas no país.
Durante sua campanha, Orsi focou em temas como preservação ambiental, apoio aos pequenos produtores e inclusão social. Ele também prometeu governar com base no diálogo, sem promover mudanças radicais no país. Ele assumirá a presidência do Uruguai em 1º de março de 2025 e governará até 2030.
Cannabis em canelones
Durante o mantado de Orsi, Canelones apoiou a indústria da cannabis no país, tornando o departamento líder na concessão de licenças para o cultivo e comercialização da planta. Atualmente, o Canelones conta com uma farmácia autorizada a dispensar cannabis para uso adulto e 112 clubes autorizados a produzi flores de cannabis psicoativas para uso dos seus membros, conforme dados do Instituto de Regulação e controle de Cannabis (IRCCA).
Além disso, o departamento é o maior produtor de cânhamo no Uruguai, responsável por 37% das empresas de cultivo da planta. Ao todo, 35 empresas possuem autorização do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) para cultivar cannabis em uma área total de 335 hectares, distribuídos por dez departamentos, conforme dados do Instituto Uruguai XXI.
Orsi e o futuro da cannabis
Em janeiro, Orsi declarou apoio a Daniel Radío, chefe da Secretaria Nacional de Drogas, após Rádio ser criticado por defender a regulamentação da cannabis e de outras substâncias psicoativas. Embora Orsi tenha afirmado não ter "a resposta exata" sobre o caminho a ser seguido, elogiou a posição do colega, dizendo que sua proposta é "muito correta", segundo o jornal El País.
Nos bastidores, figuras do mercado canábico consideram cedo para avaliar o impacto da vitória de Orsi na indústria de cannabis. Será necessário analisar os primeiro semestre de 2024 para obter uma visão mais clara sobre o futuro da cannabis no país.