TJRJ reúne evidências sobre uso da cannabis em pessoas com TDAH
Revisão sistemática do TJRJ analisa evidências sobre o uso de medicamentos à base de cannabis no tratamento do TDAH, avaliando potenciais benefícios e riscos
Publicada em 19/09/2025

Cannabis e TDAH: o que diz o estudo divulgado pelo TJRJ | CanvaPro
No silêncio inquieto de quem busca foco em meio ao turbilhão da mente, uma pergunta ecoa: poderia a cannabis oferecer alívio para pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?
Pensando em acalentar buscas de quem procura qualidade de vida, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) acaba de disponibilizar em seu Portal do Direito e Saúde uma revisão sistemática sobre o uso de medicamentos à base de cannabis no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
O estudo, intitulado “Derivados da cannabis e seus análogos sintéticos para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade”, foi elaborado pelo Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde e pelo Núcleo de Evidências do Hospital Sírio-Libanês (NATS/NEv-HSL) e publicado no dia 5 de setembro.
A revisão teve como objetivo verificar se a cannabis medicinal poderia trazer benefícios para pessoas com TDAH, avaliando impactos sobre sintomas, qualidade de vida e possíveis riscos. Os pesquisadores reuniram as informações disponíveis, sintetizaram as descobertas e analisaram a robustez dos dados. Foram verificadas se as evidências eram sólidas o suficiente para tirar conclusões sobre os benefícios e riscos do uso da cannabis.
O material completo pode ser acessado no Portal do Direito e Saúde, que reúne conteúdos técnicos destinados a apoiar magistrados e servidores em decisões relacionadas a demandas judiciais da saúde pública e suplementar.
Leia Mais
Afinal, a cannabis pode tratar o TDAH?