Universidade recebe encontro para debater os benefícios da cannabis, no Rio Grande do Sul
1º encontro "Uso e Benefícios da Cannabis para Fins Medicinais" busca integrar ciência, política, saúde e serviço social
Publicada em 26/07/2024
Imagem: Arquivo UFSM
Integrar ciência, política, saúde e serviço social, este é o objetivo do 1º encontro "Uso e Benefícios da Cannabis para Fins Medicinais", realizado no dia 09 de agosto, com início às 13h, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Gratuito e aberto ao público, o evento contará com a fala de importantes representantes da pauta canábica no Brasil.
A iniciativa é uma parceria entre a Associação Cannabica Medicinal (ASCAMED), o Grupo Integrado de Pesquisa Cannabica (GIPCann) e a Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Terapêutica do RS.
Na mesa de abertura “Pesquisando Cannabis Medicinal”, junto a primeira mestre em Medicina Veterinária com especialização em cannabis do Brasil, Carollina Mariga, estarão palestrando os professores da UFSM, Saulo Tadeu Filho, André Bairros, Marcelo da Rosa, Alexandre Schwarzbold e Julio Carlos da Silva, todos membros do GIPCann.
Já na mesa dois, “Cannabis Medicinal e Sociedade”, participam o deputado estadual, Leonel Radde, a detentora do primeiro habeas Corpus para plantio de maconha do RS, Liane Pereira, o médico Matheus Dzieva e o presidente da ASCAMED, Matheus Hampel. Para fechar o evento, será realizada uma roda de conversa com a participação do público presente.
“Vamos discutir saúde, pesquisas inovadoras, políticas públicas que facilitem o acesso a tratamentos eficazes e seguros com cannabis para fins medicinais. É uma oportunidade para aprendermos e avançarmos juntos na pauta, combatendo a desinformação e o preconceito”, destaca o presidente da ASCAMED.