“Você está falando no fórum errado”: Mara Gabrilli corrige Osmar Terra 

Publicada em 20/04/2023

capa

Senadora e deputado federal se opõem durante Audiência Sobre o Uso Medicinal da Cannabis, no Senado, em Brasília. 



Em tom de desaprovação, a senadora Mara Gabrilli (PSD) disse que o deputado federal Osmar Terra (MDB) estava discursando no fórum errado ao citar sua experiência como médica para generalizar e criticar a legalização da cannabis, na manhã desta quinta-feira (20), Dia da Maconha, durante audiência sobre o uso medicinal da planta, no Senado Federal, em Brasília.

A audiência foi proposta pelo senador Paulo Paim (PT), autor do Projeto de Lei 89/2023, que institui a Política Nacional de Fornecimento Gratuito de Medicamentos Formulados de

Derivado Vegetal à Base de Canabidiol, em associação com outras substâncias

canabinoides, incluindo o tetrahidrocanabinol, nas unidades de saúde públicas e

privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde – SUS.


Já que o objetivo central da discussão deveria ser o PL89/23, Gabrilli reprovou o posicionamento de Terra que associou o uso medicinal da cannabis à política de combate às drogas. “As políticas públicas e leis correspondem ao conhecimento baseado em evidências. As ideologias e preconceitos podem influenciar e causar tragédias em grande escala”, defendeu o deputado.   

A senadora foi contrária à tese. "Quando a gente for fazer uma discussão sobre o uso adulto e recreativo da cannabis aí será o momento para você (dep. Osmar Terra) trazer essa explicação. Você está falando no fórum errado, por que a gente não está falando do uso de drogas. Estamos falando do uso de medicamentos". 

Desconte com as afirmações do parlamentar, com quem disse ter afinidades e divergências, 

Gabrilli lembrou que Terra relativizou a gravidade da pandemia do Coronavírus.

“Você teve a coragem de dizer que o óleo é mais destrutivo do que as drogas. Eu me lembro de você falando que a covid seria uma gripezinha", diz.

Antes de finalizar as críticas sobre a fala do deputado, a senadora refletiu: “a gente tem que parar para pensar e refletir para ver se estamos de acordo com a época que estamos vivendo”. 

Mara Gabrilli cita exemplo internacional para defender o uso medicinal e industrial da cannabis no Brasil.  Veja o vídeo:


Osmar Terra afirma que maconha é destrutiva para as famílias brasileiras. 

Durante sua fala na audiência, Osmar Terra defendeu que a política sobre drogas seha baseada na ciência. “Eu vi o drama da explosão do uso de crack, no Rio Grande do Sul, quando fui secretário, e eu vi a transformação que isso causa nas famílias. E sempre começa, com o primeiro uso: o mais comum é a maconha”, enfatizou. 

Ao se posicionar contra a regulamentação do uso medicinal, o deputado afirmou que a maconha “causa um dano irreparável ao cérebro humano".

Segundo Osmar Terra, a memória das drogas é “poderosíssima” porque está associada ao prazer. 


Veja o vídeo: