O uso de cannabis aumenta durante a menopausa: por quê?

Um grupo de profissionais se apresentou na reunião anual da Menopause Society, em Filadélfia, onde apresentou dados importantes sobre mulheres que escolhem a cannabis para tornar a menopausa um processo menos oneroso

Publicada em 04/10/2023

capa
Compartilhe:

Por Lucía Tedesco via El Planteo

A popularidade da cannabis está crescendo entre as mulheres que procuram opções durante ou após a menopausa. Isto se deve em parte à crescente legalização e padronização da planta para uso médico e recreativo.

Embora os especialistas geralmente alertem que as evidências sobre a eficácia e segurança da cannabis no alívio dos sintomas da menopausa são limitadas e contraditórias,  cada vez mais mulheres com mais de 50 anos estão escolhendo-a.

Um grupo de profissionais se apresentou na reunião anual da Menopause Society, em Filadélfia, onde apresentou dados importantes sobre mulheres que escolhem a cannabis para tornar a menopausa um processo menos oneroso.

“As pessoas estão desesperadas. Quer dormir. Você quer se sentir melhor. E neste ponto tornou-se bastante normal que a cannabis seja algo que funciona para esses problemas . “Quero deixar claro que não sabemos realmente se funciona”, disse Carolyn Gibson , pesquisadora de serviços de saúde da Universidade da Califórnia, em São Francisco, segundo a Infobae.

Por que as mulheres escolhem a cannabis para passar pela menopausa?

Depois de analisar inquéritos realizados por 5.100 mulheres, soube-se que mais de 40% das mulheres de meia-idade tinham consumido cannabis para fins recreativos ou terapêuticos. 28% usaram para tratar dores crônicas, enquanto 22% usaram para tratar problemas de sono e estresse.

A maioria dos participantes que consumiam cannabis fumavam (56%), enquanto 52% ingeriam produtos comestíveis. Cerca de 39% utilizavam mais de uma forma de consumo. Dada a elevada percentagem de consumo de cannabis, é apropriado ter em conta a perspectiva profissional a este respeito.

“Minha recomendação seria consultar um especialista em menopausa porque se a única razão pela qual você espera usar cannabis é aliviar seus sintomas, existem tratamentos mais eficazes, bem estudados e seguros para abordá-los diretamente e resolver mais do que apenas alguns problemas que potencialmente “a cannabis pode ser útil”, disse a Dra. Tara Iyer, médica associada e especialista em menopausa da Clínica de Menopausa e Meia-idade do Brigham and Women's Hospital, em Boston.

Fumar cannabis apresenta certos riscos à saúde e, se usada, outros métodos de administração devem ser considerados . Cada corpo é diferente . Portanto, é preciso conhecer os possíveis efeitos , entender a potência dos produtos à base de cannabis. A falta de evidências sólidas torna obrigatória a procura de orientação médica para tratar esses sintomas de forma mais eficaz e segura.