Casacos com “pele” de cânhamo poderiam resolver os problemas do uso de peles de animais ou feitas de plástico?
Embora o cânhamo tenha sido usado para a produção de têxteis e roupas por milhares de anos, o desenvolvimento de 'peles' de cânhamo representa definitivamente uma inovação no uso da planta
Publicada em 19/04/2021
Curadoria e edição de Sechat Conteúdo, com informações de Canex (Emily Ledger)
Apesar de ainda se agarrar à sua posição como um material de moda de luxo, as peles, sem dúvida, caíram em desgraça nas últimas décadas, à medida que o ativismo pelos direitos dos animais se tornou mais comum. Agora é muito mais importante para as marcas de moda adotar uma abordagem mais ética com o uso de 'peles' de plástico substituindo as peles de animais, como raposas.
Mas, à medida que a população se torna mais consciente do impacto prejudicial dos plásticos no mundo natural, a ética e a sustentabilidade desses materiais também estão sendo questionadas. No entanto, uma marca acredita que pode ter surgido com uma solução para satisfazer a consciência do consumidor moderno.
>>> Siga o Sechat no INSTAGRAM
Pele feita de cânhamo?
Embora o cânhamo tenha sido usado para a produção de têxteis por milhares de anos, o desenvolvimento de 'peles' de cânhamo representa uma inovação. Uma empresa de design com sede em Kiev, Ucrânia, criou um material semelhante à pele de animais. Entretanto, usando fibras de plantas de cânhamo e viscose com uma base de algodão.
A DevoHome exibiu o material de peles artificiais em sua coleção de roupas na Ukraine Fashion Week do ano passado. Ele chamou a atenção dos ucranianos que estão cada vez mais preocupados com a ética da indústria da moda. Em 2019, um recorde de 27.500 ucranianos apoiaram uma legislação para proibir a criação de peles de animais no país por meio do site do governo.
>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal
O tecido de pele sintética à base de plantas da DevoHome é criado com cânhamo orgânico que, além disso, foi cultivado sem o uso de pesticidas.
“O mundo inteiro está protestando contra as peles de animais e depois começou a protestar contra as peles sintéticas. Elas são feitas de produtos químicos e derivados do petróleo. Portanto, ao criar peles à base de plantas, resolvemos todos esses problemas”, disse a fundadora da DevoHome, Oksana Devoe. “É diferente da pele sintética, é muito simples, é apenas vegetal, é biodegradável. Então, essa pele tem até a base de algodão. Você também pode cavar sob o solo, e ele se biodegradará por si mesmo em breve.”
>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias
O material tem sido abraçado por marcas de moda que buscam cada vez mais opções sustentáveis de vestimentas. De acordo com a costureira Halyna Zeldych, o material também tem um cheiro agradável e é menos irritável em comparação com outras opções artificiais.
Embora a coleção do designer de casacos e jaquetas com acabamento em pele de cânhamo seja a mais atraente, a DevoHome também usa produtos de fibra de cânhamo na produção de outros produtos, incluindo cobertores e meias.
>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias
Onda de legalização na Europa
Sobretudo, o cânhamo é cada vez mais considerado uma opção para o desenvolvimento de produtos de vestuário, com um número crescente de marcas adotando a planta. Como as leis do cânhamo nos países europeus e em todo o mundo continuam a ser aprovadas, é provável que o desenvolvimento de inovações mais sustentáveis e éticas, como a pele do cânhamo, se torne cada vez mais comum. Pessoalmente, mal podemos esperar.