Índia proíbe rituais de maconha em templos de Shiva
A decisão divide opiniões no país
Publicada em 20/06/2023
Por Redação Sechat com informações de El Planteo
.
Índia proíbe rituais de maconha em templos de Shiva. O governo de Odisha, localizado na Índia, optou por proibir qualquer forma de utilização de cannabis em todos os locais sagrados dedicados à Shiva no país. O Departamento de Língua, Literatura e Cultura de Odisha instruiu seus funcionários a tomarem as medidas necessárias para garantir o cumprimento dessa proibição.
.
A declaração emitida provocou diversas reações: enquanto alguns a acolheram, outros consideraram um ataque à antiga tradição. Um líder religioso chamado Pragativadi Baba Balia expressou sua satisfação em relação à proibição, afirmando: "Escrevi ao governo indiano e ao governo de Odisha pedindo a proibição da cannabis nos templos de Shiva. Estou extremamente contente que o governo de Odisha tenha agido nesse sentido".
.
De acordo com Balia, a cannabis possui efeitos negativos à saúde, causando dependência e doenças. No entanto, ele não é o único que se manifestou a favor dessa medida. O ministro da Cultura, Ashwini Patra, também apoiou a decisão, argumentando que "a intoxicação não deve ser permitida em nenhum templo". Além disso, ele sugeriu que outros locais religiosos também deveriam restringir o uso de substâncias.
Tradição de rituais de maconha em templos
.
O uso da cannabis como oferenda nos templos de Shiva é uma tradição em alguns santuários de Odisha, com uma história de centenas de anos. Além de queimar cannabis, também é oferecido o "bhang", uma comida preparada com essa planta, de acordo com o Cáñamo, uma fonte de informação.
.
Um dos que se opõe ao comunicado emitido é o deputado Sura Routray. Routray defende que essas práticas rituais devem continuar sendo permitidas devido ao seu caráter tradicional.
.
Você pode ler também: Bhang, a bebida de maconha indiana
.
Como todos sabemos, a maconha existe há muito tempo. Pessoas do mundo todo consomem desde o início da história registrada e provavelmente muito antes disso. E, desde que a cannabis existe, há uma grande variedade de maneiras de prepará-la. Um dos métodos mais antigos (que existe desde pelo menos 1.000 anos antes do nascimento de Cristo) é uma bebida chamada Bhang.
.
Bhang é uma bebida feita de folhas e flores de cannabis, trituradas em uma pasta com um pilão, embebidas em água quente e misturadas com leite e especiarias. Os temperos podem variar dependendo da receita, mas em geral você pode encontrar um ou mais dos seguintes itens: cardamomo, canela, gengibre, anis, erva-doce, mel, garam masala, mel ou água de rosas. Também pode ser transformada em uma confecção densa chamada halva; em uma espécie de chutney; ou em pequenos comprimidos mastigáveis. No entanto, é normal que seja servido como bebida.