Morre Tabaré Vázquez, presidente do Uruguai por dois mandatos

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Primeiro presidente de centro-esquerda após o fim da ditadura militar (1973-1985), o oncologista de 80 anos não resistiu a um câncer no pulmão (Foto: Divulgação/Agência Brasil)

Morreu hoje (6), aos 80 anos, o ex-presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez. Ele foi presidente do país em duas oportunidades, entre 2005 e 2010 e de 2015 a 2020. Vázquez sucedeu José Mujica na presidência do país, tendo sido o primeiro governante de centro-esquerda eleito desde que a ditadura militar foi encerrada, em 1985. 

Durante os governos de Vázquez e Mujica, o Uruguai implementou leis como a que garante o direito ao abordo, o casamento homoafetivo e o consumo de maconha.

>>> Participe do grupo do Sechat no WhatsApp e receba primeiro as notícias

Em 2O13, ainda sob Mujica, o Uruguai se notabilizou ao ser primeiro país do mundo a implementar a regulamentação, a produção e o comércio de maconha para uso adulto, medicinal e de pesquisa. Essa política foi continuada no governo de Tabaré que o sucedeu. 

Desde que a legislação passou a vigorar, em 2014, somente o Canadá, legalizou a droga. A partir daí, o movimento está sendo cada vez mais visto em outros países da América Latina, como recentemente na Argentina e no Brasil, onde a Câmara discute o PL 399/2015, que irá regulamentar o plantio, o cultivo e a produção de cannabis para fins medicinais e do cânhamo industrial. 

>>> Sechat oferece serviço gratuito para pacientes e médicos prescritores de Cannabis medicinal

Vázquez presidiu o Uruguai até março, quando passou o cargo para Luis Lacalle Pou, do Partido Liberal, que venceu as eleições de 2019. Eles já haviam se enfrentando também nas eleições presidenciais de 2014, quando Vázquez foi vitorioso. 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese