Anvisa proíbe produtos de cogumelo vendidos por empresa que comercializa 18 mil unidades por mês
Agência determinou a proibição de fabricação, comercialização e uso de suplementos à base de cogumelos produzidos pela empresa Mush Mush Club Ltda
Publicada em 02/07/2025

) proibiu a fabricação, a distribuição, a comercialização, a propaganda e o uso de lotes de produtos fabricados pela empresa Mush Mush Club Ltda.. Imagem: Canva Pro
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, a distribuição, a comercialização, a propaganda e o uso de lotes de produtos fabricados pela empresa Mush Mush Club Ltda. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (1º/7).
Entre os itens proibidos estão: Mushdrops - Cogumelo Turkey Tail; Mushdrops - Cogumelo Chaga; Mushdrops - Cogumelo Juba de Leão; Mushdrops - Cogumelo Reishi e Mushdrops - Cogumelo Cordyceps.
De acordo com a Anvisa, os produtos vinham sendo comercializados como medicamentos, mas "não possuem regularização sanitária, sendo fabricados por empresa sem Autorização de Funcionamento (AFE) para fabricação de medicamentos".
A agência ainda informou, em nota, que não é possível garantir a segurança de uso desses produtos, tampouco conhecer sua procedência ou os controles de qualidade adotados durante o processo de fabricação.
A empresa alega vender, por mês, mais de 18 mil unidades de "Mushdrops" - termo usado para se referir aos produtos. Os produtos são apresentados como “cogumelos funcionais para transformar o bem-estar e a saúde das pessoas. Inspirados pela sabedoria milenar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC)”.
A editoria do Portal Sechat entrou em contato com a Mush Mush Club Ltda, mas até o momento da publicação desta reportagem (02/07/2025, às 16h30), não obteve retorno.