2° edição do CICMED reúne especialistas para comprovar a eficiência dos produtos derivados da cannabis medicinal
Além das mais de 50 palestras que estão previstas no cronograma do evento, os inscritos também poderão participar de um curso sobre endocanabinologia
Publicada em 04/08/2023

Por redação Sechat
A 2° edição da Conferência Internacional da Cannabis Medicinal (CICMED) que começou na última quinta-feira 3 de agosto e vai até sábado dia 5, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, reúne médicos, professores, acadêmicos e demais especialistas com o intuito de disseminar os resultados provenientes dos tratamentos com a cannabis medicinal no Brasil e no mundo.

Compreendendo mais de 15 especialidades únicas, que incluem também os campos da veterinária e da odontologia, a 2° edição da Conferência Internacional da Cannabis Medicinal contará com a participação de mais de 50 autoridades nacionais e internacionais que ficarão responsáveis pelas apresentações que abordarão, de maneira técnica, as principais enfermidades que podem ser tratadas, ou amenizadas, com o uso devido da planta.
“As expectativas são grandes. Além de ser uma ótima oportunidade para todos os pesquisadores e profissionais da saúde que desejam ampliar seus conhecimentos e consequentemente expandir novos horizontes no campo da medicina, o evento serve também para atestar a eficiência de uma tecnologia que, embora pouco difundida no Brasil, já está favorecendo milhões de pacientes ao redor do globo, gerando saúde, qualidade de vida e estimulando o crescimento do mercado medicinal”, afirma Breno Luz, Coordenador Geral do evento.
O primeiro dia da CICMED foi destinado exclusivamente para a realização de dois cursos com 4 horas de duração cada e que alternam entre o nível básico e avançado.
O primeiro deles, “Endocanabinologia e Cannabis Medicinal na Prática Clínica”, abordou temas como a fisiologia do sistema endocanabinoide, farmacologia dos principais canabinoides e a contextualização da cannabis medicinal no Brasil e no mundo.

Já a versão avançada do mesmo curso, que ocorreu no período da tarde, destacou as formas de tratamento em casos de distúrbios, demências e outros quadros clínicos específicos.
“Alzheimer, Parkinson, depressão, ansiedade, diabetes, HIV, esclerose múltipla, artrite e dermatite são apenas algumas das doenças em que a cannabis medicinal é capaz de atuar, gerando resultados expressivamente positivos ao paciente. Com isso, além de promover a troca de experiências entre grandes nomes do setor, o evento também surge para estimular e difundir as pesquisas acadêmicas a respeito do uso da cannabis medicinal em território brasileiro”, pontua Paula Pileggi Vinha, coordenadora da comissão científica do CICMED.
“Após o grande sucesso da primeira edição, esperamos atrair cada vez mais médicos e estudiosos que possam estar contribuindo para a realização desta experiência única que promete romper estigmas políticos e sociais quanto ao uso da cannabis medicinal”, conclui Enrique de Macedo Pena, Coordenador Executivo do CICMED.
Serviço
II Conferência Internacional da Cannabis Medicinal
Data: 03, 04 e 05 de agosto
Local: Centro de Convenções Frei Caneca - 4º Andar, R. Frei Caneca, 569 Bela Vista, São Paulo
Site: www.cicmed.com.br/